dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Flores    
Flores tropicais de corte ganham agricultura familiar no MT
Projeto pioneiro da Empaer apresenta produtividade e qualidade no primeiro ano
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
01/06/2010

Bonitas, coloridas, duráveis e muito utilizadas em paisagismo e decoração de eventos, as flores tropicais de corte se concentram na porção Sudeste e Nordeste do Brasil. Promovida pela Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), as recentes pesquisas de adaptação de diversas espécies vêm apresentando produtividade e qualidade similares às tradicionais regiões produtoras. A pesquisadora Eliane Daltro destaca a receptividade demonstrada pelos agricultores familiares. Informações mais efetivas devem estar disponíveis a partir do fim do ano e a tendência é que a atividade se estabeleça no Estado.

Até o momento, o projeto contempla cinco espécies e 17 variedades. As avaliações de fenologia e viabilidade produtiva primam pela adequação das plantas às condições climáticas da Baixada Cuiabana. Com acompanhamento semanal e testes de adubação, o intuito é identificar os tratos culturais ideais para potencializar a produção.

— Temos experimentos com elicônias, bastão do imperador, estrelícias, alpíneas e vamos começar um outro com oito cultivares de antúrios de cores diferentes. Avaliações de sombreamento e adubação com farinha de ossos também são observadas para o cultivo de estrelícias ou ave do paraíso. Essas plantas próprias para climas mais amenos estão tendo ótimo desempenho sem nenhuma cobertura. Também usamos diferentes doses do adubo orgânico para identificar a melhor opção. Ainda é cedo para resultados mais consistentes, mas o rendimento verificado é satisfatório até mesmo em relação à durabilidade e tamanho de haste das flores— revela a pesquisadora.

"Projeto de pesquisa
 contempla cinco espé-
 cies e 17 variedades"


 Eliane Daltro,
 da Empaer

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Floricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada