dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     18/09/2020            
 
 
    
Árvores  
Agência da Embrapa reúne informações completas sobre espécies arbóreas
Ferramenta gratuita possibilita o acesso a informações completas sobre 31 espécies florestais brasileiras
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Nivea Schunk
16/06/2010

A Árvore do Conhecimento Espécies Arbóreas Brasileiras está disponível entre os tópicos da Agência de Informação Embrapa, na internet. Com atualizações gradativas, a ferramenta gratuita já possibilita o acesso a uma série de informações completas sobre 31 espécies florestais ocorrentes em todos os biomas nacionais. O propósito é democratizar um conteúdo restrito a livros, divulgando aspectos de descrição botânica, taxonomia, biologia, ecologia, tecnologia de sementes, produção de mudas e inéditos dados de silvicultura e crescimento não só para profissionais e estudantes, como também para o público em geral.

Integrante da equipe de pesquisas da Embrapa Florestas, o engenheiro florestal Sergio Gaiad atribui a base do acervo informativo aos trinta anos de estudos realizados pelo pesquisador aposentado Paulo Ernani Ramalho de Carvalho. O extenso trabalho compilado em três publicações contém 220 espécies descritas, que serão acrescentadas periodicamente ao programa da Embrapa.

— É só entrar no site da Embrapa, ao lado da página está o ícone da agência de informação Embrapa, que abre um texto explicativo do projeto. Do outro lado, há uma lista de todas as agências que a Embrapa já tem publicadas, onde se encontra o link de espécies arbóreas brasileiras. São duas opções para fazer consulta: um modelo desenvolvido pela Embrapa, chamado árvore hiperbólica. É basicamente o desenho de uma árvore, onde o tronco principal é o tema que se abre em galhos. Cada galho equivale a uma espécie com textos respectivos, de onde derivam mais ramos. É um sistema bem interativo. A outra maneira é por meio da lista das espécies, na qual se pode simplesmente clicar nas famílias para acessar gênero, espécie e toda a gama de informações. Os dois caminhos são de fácil navegação e entendimento — explica Gaiad.

Para acessar a Agência de Informação Embrapa, basta clicar no link: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Arbóreas
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada