dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/05/2024            
 
 
    
Evento  
Campo Grande sedia até quinta-feira Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinária
A programação abriga três importantes fóruns - Leishmaniose canina, Parasitologia Animal e Resíduos de Pesticidas em Produtos de Origem Animal
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Gado de Corte
11/10/2010

A capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, recebe o XVI Congresso de Parasitologia Veterinária (CBPV), de hoje até a próxima quinta-feira, dia 14, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. A Cidade Morena tem um significado especial como sede do evento, pois há 30 anos ela sediava o I Seminário Nacional sobre Parasitoses de Bovinos.

Com mais de 500 inscritos, o Congresso terá a participação de 771 trabalhos científicos, divididos entre as áreas de Agentes de doenças não parasitárias transmitidas por artrópodes (42), Artropodologia (174), Helmintologia (254) e Protozoologia (301). A Comissão Científica selecionou o melhor trabalho em cada uma dessas categorias e a premiação será realizada na solenidade de abertura do Congresso, hoje, a partir das 20 horas, no Centro de Convenções.

A programação abriga três importantes fóruns - Leishmaniose canina, Ensino de pós-graduação em Parasitologia Animal e Resíduos de Pesticidas em Produtos de Origem Animal. Ao final, as recomendações e opiniões formais do CBPV sobre tais temas serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Ainda dentro da programação estão mesas redondas e painéis, com a presença e mediação de especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Entre os temas a serem discutidos estão “A situação atual e perspectivas de pesquisas sobre Cochliomyia hominivorax no Brasil”, “Alternativas no controle do carrapato R. microplus”, “Hemoparasitoses em animais domésticos”, “Surtos de Stomoxys calcitrans associados à produção agropecuária/indústria sucroalcooleira” e “Diagnóstico e controle de cisticercose animal”.

Uma ressalva para o painel sobre a mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans). O encontro, moderado pelo pesquisador Antonio Thadeu de Barros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, contará com os cientistas Jerome Hogsette, Steven Skoda e Felix Guerrero do Serviço de Pesquisa Agropecuária do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ARS/USDA) e do professor Lane Foil da Universidade de Louisiana (LSU/USA), além do também pesquisador da Embrapa, Wilson Werner Koller.

A mosca-dos-estábulos tem tirado o sono dos pecuaristas e usineiros de MS. Desde o ano passado, o rebanho bovino dos municípios da região sul de Mato Grosso do Sul sofrem com ataques do inseto e já há notificações de sua ação em São Paulo e Minas Gerais. (Dalízia Aguiar)

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Veterinária
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada