dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     17/05/2024            
 
 
    
Cooperação    
Rede de laboratórios será uma das estratégias da cooperação Embrapa/Itaipu
O objetivo é unir as competências de geração e utilização do biogás para gerar energia
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Suínos e Aves
05/11/2010

Organizar uma rede de laboratórios para geração e utilização de biogás aproximando as ações de pesquisa entre Embrapa Suínos e Aves e Itaipu Binacional foi uma das estratégias estabelecidas durante o encontro dessa quinta-feira, dia 4, entre representantes das duas instituições.  “O objetivo é unir as competências de geração e utilização do biogás para gerar energia e atender uma diretriz de governo que estabelece a redução do efeito estufa no meio rural com alternativas viáveis e de renda”, explicou o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz.

Para um dos diretores da Itaipu Binacional, Cícero Bley, a intenção é a de criar uma nova economia a partir dos resíduos animais, que é o biogás, e gerar produtos como a energia elétrica, automotiva e térmica. “A cooperação entre Embrapa e Itaipu pode encontrar um ponto de pesquisa muito importante para ajudar o produtor rural a resolver o problema causado pelos dejetos”, afirmou Cícero. 

Além da estruturação da rede de laboratórios, o projeto de cooperação também prevê a capacitação e a instrução de técnicos e produtores.

A reunião ocorreu na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia/SC, teve como  objetivo o delineamento de estratégias de cooperação para desenvolvimento, validação e utilização do biogás a partir de resíduos de animais.

Sobre o projeto – Em abril deste ano foi assinado um convênio para a viabilização do projeto “Apoio, pesquisa, parametrização dos equipamentos, capacitação, e treinamento no projeto Condomínio de Agroenergia no Ajuricaba em Marechal Cândido Rondon”. Ele foi elaborado em setembro de 2009, em parceria firmada pela ITAIPU Binacional, pela Coordenadoria de Energias Renováveis (CER.GB), a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e a Fundação de Apoio e Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agrononegócio (Fapeagro).

O projeto surgiu diante da necessidade de promover a redução dos impactos ambientais produzidos pelos efluentes e resíduos orgânicos (dejetos) gerados em estabelecimentos de Agricultura Familiar no Estado do Paraná, principalmente da região Hidrográfica Paraná III, correspondente ao efluente no Reservatório de Itaipu.

A Embrapa Suínos e Aves prestará suporte técnico ao projeto, que envolve a construção dos biodigestores, a produção do biogás, purificação, a capacitação dos técnicos e agricultores envolvidos na atividade. (Monalisa Leal Pereira)

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Biodigestor
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada