dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/09/2014            
 
 
    
Pimentão    
Pimentões mais resistentes a doenças
Novas cultivares são destinadas ao plantio em campo aberto e oferecem frutos que somam ótima aparência e peso
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
09/12/2010

Visando a resistência a doenças e aumento de produtividade, duas novas cultivares de pimentão foram lançadas pela empresa Isla. Além da coloração externa que garantem boa aparência aos frutos e de uma uniformidade significativa, outro benefício que chama a atenção é a espessura da cabeça. Características das regiões de clima com temperaturas amenas ou quentes, as plantações dos novos pimentões tem como vantagem a facilidade do manejo de doenças e pragas.
 

— Considerando as necessidades dos agricultores no que diz respeito à lavoura e à comercialização dos produtos, os híbridos Proveito e Triunfo vem se somar às outras 12 variedades oferecidas pela Isla. Recomendamos o manejo tradicional para cultivo de pimentão. Porém, o agricultor deve atentar para o reforço da adubação após a primeira colheita dos frutos — comenta Luiz Eduardo Rodrigues, engenheiro agrônomo e gerente de desenvolvimento de produtos da Isla.
 

Segundo Luiz Eduardo, o híbrido Proveito oferece maturidade precoce, com ciclo de 80 a 100 dias e tem como qualidade uma planta robusta de folhas grandes. Seus frutos, de formato cônico, são muito uniformes e o peso pode variar de 220 a 280g. Recomendado para cultivo aberto, ainda possui resistência ao Tomato Mosaic Virus (ToMV) e ao Pepper Yellow Virus (PepYMV).
 

Já a variedade Triunfo apresenta excelente sanidade da planta e frutos uniformes, atrativos e sem deformações. Luiz Eduardo conta que essa também é uma cultivar altamente produtiva a campo aberto pela cobertura foliar. Os pimentões são colhidos com 200 a 280g e estrutura retangular, com a ponteira levemente afinada e espessura de parede, o que chama a atenção dos agricultores, já que são frutos de tamanho mediano mas com grande peso unitário. A Triunfo é resistente ao Tospovirus, ao Tomato Spotted Wilt Virus (TSWV) e ao Tomato Mosaic Virus, conhecido como Vira-cabeça, recorrente da região Sul a São Paulo e em microrregiões do Norte e Nordeste. 
 

— O pimentão apresenta cultivos genéricos em todo o país, com uma área significativa de produção. Além de ser um tempero, oferta altos níveis de vitamina C. Porém, as áreas de maior cultivo estão distribuídas em toda a nossa Mata Atlântica, uma distância de 100 a 150km do litoral, estendendo-se do Rio grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Observa-se ainda o cultivo no Vale do São Francisco e outras regiões no Norte e Nordeste brasileiro. O único cuidado a ser levado em consideração é que, nas regiões Sul e Sudeste, o cultivo deve ser feito em estufas nos meses de julho e agosto — finaliza o engenheiro agrônomo.
 

Os agricultores podem adquirir as sementes através do site www.isla.com.br ou pelo telefone 0800-709-5050.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Portal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Pedro Augusto Silva Neto
11/12/2010 - 16:11
ParabÚns, por disponibilizar cultivares resistentes ß algumas doenþas vir¾ticas.Gostaria de saber se sÒo tambÚm resistentes ao oidio.NÒo sendo,existe alguma e pr¾pria para ser plantada na chapada diamantina da Bahia?O tamanho ideal da nossa regiÒo Ú o pimentÒo nathalie. Atenciosamente,

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
08/09/2014
Exphomig 2014
Barbacena - MG
14/09/2014
25º Congresso Brasileiro de Entomologia (CBE)
Goiânia - GO
07/10/2014
IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno
Brasília - DF
04/11/2014
2º Simpósio Internacional sobre Magnésio na Agricultura, Qualidade dos Alimentos e Saúde Humana
São Paulo - SP
04/11/2014
XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste
Natal - RN
24/11/2014
V Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental
Belo Horizonte - MG
05/05/2015
IV SIGERA - Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais
Rio de Janeiro - RJ
23/11/2015
6º Simpósio de Restauração Ecológica
São Paulo - SP

18/09/2014
Curso de Identificação de Árvores e Madeiras do Bioma Cerrado
Sinop - MT
27/09/2014
Curso teórico e demonstrativo em Agricultura Orgânica - Módulo III
Indaiatuba e Serra Negra - SP

 
 
Palavra-chave
Busca Avançada