dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     02/05/2024            
 
 
    
Máquinas e Equipamentos  
Aparelhagem fornece medidas através da ótica
Refratômetros indicam a concentração de açúcar, álcool e sal, que auxiliam na identificação do ponto de maturação da cana e o de colheitas de frutas
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
01/02/2011

Uma linha de refratômetros será apresentada pela Instrutherm para medir a concentração de substâncias como açúcar, sal e álcool em plantações. Utilizando a luz para quantificar os níveis, os equipamentos já estão no mercado há mais de 10 anos e chegam para auxiliar a colheita e o ponto de maturação na cana-de-açúcar e na fruticultura. Entre os aparelhos disponíveis, destacam-se os portáteis RT-30ATC e RT-280, o RTS-28 e de bancada, como o RTA-100.

O 30ATC, bem como o 280, destaca-se na medida do açúcar em produtos de baixa concentração. Segundo Jânio Silva, assistente técnico da Instrutherm, esta é uma aparelhagem versátil, que também trabalha com hidrossolúveis, como os óleos lubrificantes utilizados em indústrias. Já o RTS-28 é voltado para os índices de salinidade.

Outro destaque é o RTA-100, instrumento de bancada e de precisão, identificando o índice refrativo e a dispersão relativa de líquidos transparentes ou até sólidos. Por conta disso, é usado em laboratórios de análises para controle da qualidade em indústrias de petróleo, farmacêuticas e de tinas. O RTA-50 trabalha não só com açúcar, mas também com volume alcoólico, o que pode ser muito vantajoso para as análises no cultivo da uva. E, por último, o RTD-92 e o RTD-45 são inovações, opções de tecnologia digital.

— O que o analógico faz com o visor, o instrumento digital também faz, com o benefício de mostrar valores numéricos medidos instantaneamente, o que representa uma praticidade. Quem trabalha com o plantio de frutas, por exemplo, tem que saber a qualidade do que está cultivando. Nesse sentido, o refratômetro vai identificar o grau de açúcar desse produto e, com isso, o agricultor sabe se tem uma boa colheita, ou não, para vias de correção — ressalta Jânio.

O assistente da Instrutherm explica que cada produto tem o açúcar com um índice de refração, ou seja, a passagem da luz é diferente em cada análise. O usuário deve pingar algumas gotas da amostra na lente de vidro do aparelho. Quando a luz passa pela substância, pode-se verificar o quanto de açúcar, álcool ou sal existe no suco ou na polpa da fruta. Jânio exalta que os refratômetros possuem precisão ótica e dependem das suas lentes para funcionarem perfeitamente. Por isso, é imprescindível que não haja arranhões e nem ocorram pancadas na aparelhagem.

Com preços que variam de R$150 a R$1200, todos os refratômetros vêm com manual de instruções e estão à venda na loja virtual www.instrutherm.com.br. Para maiores informações, basta entrar em contato pelo telefone (11) 2144-2800 ou pelo e-mail instrutherm@instrutherm.com.br

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Refratômetros
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada