dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura      
Algodão: reguladores de crescimento reduzem apodrecimento das maçãs e impurezas da fibra
Parcelamento da dose recomendada é a forma adequada de utilização do regulador de crescimento, pois reduz o crescimento do algodoeiro sem ocasionar um travamento no crescimento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Edna Santos, Embrapa Algodão
27/02/2015

O crescimento excessivo do algodoeiro pode trazer uma série de inconvenientes para a cotonicultura, tais como, ciclo muito longo, apodrecimento dos frutos e, consequentemente, a perda de produtividade. Uma das estratégias para evitar esses problemas é o manejo do crescimento do algodoeiro através da aplicação de fitorreguladores.

Também conhecidos como reguladores de crescimento, os fitorreguladores visam reduzir a altura e o comprimento dos ramos, facilitar o manejo, os tratos culturais e a colheita. Outra vantagem é a melhoria da qualidade da fibra por meio da redução de impurezas, como galhos, folhas e cascas dos ramos.

O pesquisador da Embrapa Algodão, Alexandre Barcellos Ferreira, explica que o parcelamento da dose recomendada é a forma adequada de utilização do regulador de crescimento, pois reduz o crescimento do algodoeiro sem ocasionar um "travamento no crescimento", o que poderia reduzir a produtividade da cultura. "Os melhores resultados normalmente ocorrem quando são realizadas até quatro aplicações. Caso seja necessária uma quinta aplicação, o produtor deve repetir a dose utilizada na última aplicação", orienta.

Quando a dose total for parcelada em quatro vezes, o pesquisador recomenda utilizar 10% na primeira aplicação, 20% na segunda, 30% na terceira e 40% na quarta.

Alexandre destaca que o momento da primeira aplicação é extremamente importante para se obter maior eficiência. A primeira aplicação deve ser realizada quando as plantas tiverem entre 30 e 35 cm de altura, no caso das cultivares de porte alto; de 35 a 40 cm de altura, para cultivares de porte médio; e de 40 a 45 cm de altura, para cultivares de porte baixo.

"A partir da formação das maçãs, a taxa de crescimento do algodoeiro é menor, tendo em vista que os fotoassimilados (fontes de energia obtidas através da fotossíntese) são direcionados para o crescimento das estruturas reprodutivas, que são drenos altamente competitivos; por isso, as aplicações do regulador devem ser realizadas entre o aparecimento dos primeiros botões florias até o pleno florescimento, que normalmente coincide com o início do desenvolvimento das maçãs da parte inferior da planta", afirma.

Os reguladores de crescimento devem ser aplicados, de preferência, no período da manhã, pois temperaturas elevadas diminuem a eficiência dos produtos. "Mas deve-se evitar pulverizá-los nas plantas molhadas pelo orvalho, bem como a mistura de muitos produtos junto com os reguladores de crescimento, para não prejudicar o seu efeito", diz o pesquisador. "Vale ressaltar que o regulador de crescimento não deve ser aplicado quando as plantas estão sob estresse hídrico", acrecenta.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na publicação Fitorreguladores de Crescimento em Algodoeiro, que está disponível para download.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Refratômetros
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada