dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Aquicultura  
Piscicultura e sustentabilidade
Considerar variáveis ambientais, econômicas, sociais e culturais é o melhor caminho para o desenvolvimento da atividade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
João Batista Kochenborger Fernandes e Luiz Gustavo Giannechinni
07/02/2011

O termo “sustentabilidade” está em voga na mídia, sendo indiscriminadamente usado para qualquer assunto ou área de conhecimento. Nas palavras de políticos e de outras personalidades se encontra, a já referida expressão, passando a idéia de que certas ações ou atividades sejam “sustentáveis”, ou seja, não afetam o meio ambiente . Pois bem, esta é apenas uma ótica sobre o assunto e talvez a mais falha delas, já que qualquer atividade antropológica atual não é a princípio sustentável, principalmente se levarmos em conta as outras esferas envolvidas neste conceito, como a sustentabilidade social, econômica, cultural e a já mencionada sustentabilidade ambiental.

Na piscicultura, bem como outras atividades agropecuárias, ocorrem distorções quanto ao assunto, pois normalmente enfocamos os conceitos que achamos serem mais facilmente mensuráveis, como os aspectos econômicos e  sociais. Em uma atividade aquícola mais intensiva e com maior produtividade, os indicadores econômicos, como uso da terra, custos e receitas, são mais favoráveis, assim como alguns indicadores sociais como geração de empregos, remuneração. Ambientalmente, no entanto, sabe-se que o processo de eutrofização da água é maior, e pouca informação é obtida sobre o impacto ambiental destas atividades nas populações nativas e a dependência do uso de rações industrializadas leva a outra questão, a das externalidades que não são consideradas nas análises econômicas.

Para entender o que são externalidades, vamos lembrar que a ração é baseada em soja, grãos como o milho e trigo e fontes de proteína animal, principalmente a farinha de peixe. Assim é de se esperar que com o aumento da produção aquícola, a demanda destes ingredientes aumente também. Consequentemente para atender esta demanda tem-se que intensificar e/ou aumentar a área de produção de grãos ou a pressão de pesca para a produção da farinha de pescado a ser utilizada nas rações. A que preço? Expandindo-se para áreas de cerrado, floresta, utilizando mais agroquímicos, mais água para irrigação e, em algumas situações, aumentando também o risco aos trabalhadores e à população envolvida. Estes dados dificilmente são computados e levados em consideração no sistema de produção.

Outras variáveis e análises como a emergética (com m) levam em conta a energia envolvida nestas atividades, tanto as que entram (consumo de combustíveis e energia elétrica) quanto as que são produzidas (calor gerado, desperdício e o próprio produto gerado). A análise emergética  tende a ser muito mais detalhada, considerando inclusive a energia utilizada na fabricação de rações, utensílios, maquinário e outros processos relacionados à produção, nem sempre explícitos como o simples consumo de energia elétrica por parte de um aerador, por exemplo.

O fator cultural quase sempre é esquecido, embora tenha importância decisiva sobre o sucesso de um empreendimento. Por exemplo: um ribeirinho, que culturalmente depende da pesca, passa a criar peixes (exóticos, muitas vezes) em um sistema intensivo, como tanques-redes, totalmente dependente de ração porque o rio fora represado e se transformou em um grande reservatório. Considerando apenas uma melhor “sustentabilidade social e econômica”,  como algumas correntes têm propagado, este indivíduo encontrará dificuldades em manter-se nesta atividade. Estas iniciativas fatalmente serão fadadas ao fracasso, por não respeitar a herança cultural de uma população, neste caso os pescadores e ribeirinhos, com a escolha de uma espécie exótica e um sistema intensivo, ao invés de adotar espécies que lhes sejam familiares, sendo cultivadas em um sistema mais extensivo ou semi-intensivo, como em cercados, o que resultará num envolvimento maior com a atividade e garantirá sua continuidade.

Em suma, a criação de peixes seguindo-se os conceitos de sustentabilidade (ambiental, econômica, social e cultural) é a melhor solução para o desenvolvimento da atividade. A adoção destas ações garantirá o sucesso do empreendimento assim como a perpetuação do negócio. 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Aquicultura - Artigos já Publicados

Planejamento na Aquicultura
22/08/2012

Larvicultura de peixes
21/03/2012

O sucesso na produção de organismos aquáticos
25/11/2011

Instalações na piscicultura
12/09/2011

Nutrição de peixes: uma nova abordagem
08/07/2011

Piscicultura marinha
04/05/2011

Produção sustentável de peixes ornamentais
13/10/2010

O conceito de proteína ideal na formulação de dietas para peixes
27/07/2010

Zootecnia: ciência e arte
09/06/2010

Produção de Híbridos na Piscicultura
22/04/2010

Sistemas de produção de peixes
17/03/2010

Conteúdos Relacionados à: Piscicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada