dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     15/05/2024            
 
 
    
Milho    
Sementes caídas da colhedora são problema para safrinha
Além das plantas daninhas, competição gerada pelas soja germinada pós-colheita pode atrapalhar desenvolvimento da cultura do milho safrinha
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
28/02/2011

As plantas daninhas são um grande problema para o milho safrinha e chegam a reduzir a produtividade da cultura em mais de 25%, dependendo da espécie e do estágio de infestação. A dessecação é extremamente importante para os produtores, que devem conhecer muito bem as espécies que invadem a sua lavoura.

—  Para quem quer colher mais de 100 sacas por hectare é muito importante estar atento a esta questão da dessecação. Nós sabemos que a mato-competição com o milho é muito importante e estas perdas podem diminuir a produção em até mais de 25%. Plantas daninhas como a corda de viola, se o produtor deixar escapar agora, lá na frente ele vai ter um problema muito grande na colheita e pode levar a um prejuízo muito grande — alerta o pesquisador Germison Tomkuelski, da Fundação Chapadão.

No entanto, não é apenas com as plantas invasoras tradicionais que os produtores devem se preocupar. O pesquisador diz que a competição com a planta do milho pode ser gerado por restos de sementes de soja deixadas no solo. Isso ocorre no momento da colheita, em que alguns grãos caem da colhedora e podem acabar germinando.

— É importante também o produtor estar atento para a perda de sementes e grãos que são jogados na lavora após a colheita. O produtor não pode deixar que estas sementes que venham a germinar da soja que foi colhida para não interferir no desenvolvimento do milho. Tem que prestar atenção nas sementes caídas da colhedora. Às vezes, é necessário que o produtor faça as aplicações mais cedo. Se começar errado talvez o produtor não consiga consertar estes erros lá na frente — ressalta.

Germison destaca a importância do produtor conhecer bem a lavoura e saber reconhecer as espécies de plantas invasoras que estão prejudicando a cultura. Dependendo do tipo de planta, o manejo para combate é diferente.

— Para os produtores que dessecaram a cultura da soja para tentar antecipar a colheita, conseguiram eliminar uma parte destas plantas daninhas que poderiam prejudicar o milho safrinha. Agora, o que deixou cair as folhas naturalmente pode ter problemas agora com algumas plantas daninhas como folha estreita ou folha larga. Antes do produtor implantar a cultura do milho safrinha é necessário que ele faça a dessecação destas áreas aplicando produtos normalmente à base de glifosato, dependendo da espécie de planta daninha. Se for só gramínea com o glifosato ele consegue fazer o controle de forma satisfatória. É importante que antes de dessecar o produtor observe que tipo de planta daninha ele tem na área — explica.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
João Antonio da Costa Andrade
01/03/2011 - 07:57
Esse problema tende a se agravar assim que tivermos o milho transgÛnico resistente ao glifosato (RR) sendo cultivado em maior escala. Soja RR deixarß muitas plantas que nÒo serÒo eliminadas pela dessecaþÒo apenas com glifosato, visando a cultura de milho seguinte. Entendo que soja RR serß problema ainda maior para uma cultura de milho RR seguinte pois a dessecaþÒo com apenas glifosato eliminarß apenas 25% das plantas de milho originadas das perdas no campo.
Em ambos os casos uma cultura RR poderß eliminar a vantagem da pr¾xima cultura ser RR.

Germison Tomquelski
18/03/2011 - 14:34
Parece que nÒo teremos um horizonte de facil manejo, alguns herbicidas terÒo a volta de uso, no caso os graminicidas para matar o milho rr, e no que temos visto por aÝ Ú que o produtor nÒo poderß em hipotese alguma tirar a atrazina do sistema (esta matarß as plantas de soja) - vamos buscando sempre uma nova estratÚgia.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Grãos
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada