dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     07/05/2024            
 
 
    
Integração Lavoura Pecuária    
Uso do arroz torna renovação de pasto rentável
Com o uso da técnica, pecuarista consegue aumentar carga animal na propriedade, além de aproveitar valorização da semente no mercado
Ouça a entrevista Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
28/02/2011

Com a valorização do gado no mercado, investir na parte agricultável da propriedade pode ser uma forma de aumentar a renda.  Na Fazenda Recreio, situada no Município de Itaúba, no médio norte do Mato Grosso, essa ideia já foi colocada em prática e o agricultor decidiu renovar o pasto com arroz, produto de fácil adaptação e boa rentabilidade no mercado. Segundo Mairson Santana, gerente comercial da Agro Norte Pesquisa e Sementes, a técnica é simples.

– No caso da fazenda, o agricultor enleirou o pasto, fez a gradeação, incorporou o calcário, fez o nivelamento e, nas primeiras chuvas, plantou o arroz com espaçamento de 25 centímetros. Depois disso, o conduziu com herbicidas e fez as coberturas normais que ele precisa – conta Santana.

De acordo com Mairson, o arroz usado na experiência foi o Cambará, que fecha com um ciclo de 100 a 105 dias. Nessa época, começa-se a colher com uma umidade de 20% para obter melhor qualidade de grãos. Ainda segundo o gerente, o custo do investimento é diluído em três ou quatro anos.

– Esse ano, estimamos que o arroz varie em torno de 30 reais, já no primeiro semestre. No segundo, essa margem aumenta ainda mais. Além disso, no primeiro ano de renovação, o produtor já consegue ter uma alta carga animal – explica.

Para Santana, não existe nenhuma restrição quando se fala em solo adequado para a plantação dessa semente. Ele afirma que o arroz consegue lidar bem com o que nenhuma outra cultura tolera: a acidez do solo associada à presença de alumínio. Já na questão da manutenção anual, o gerente comercial explica que o produtor pode utilizar a rotação de culturas.

– Ele pode fazer um manejo rotacionado, separar um talhão para continuar plantando arroz, ou fazer uma soja safrinha, um milheto ou até mesmo uma braquiária. Assim, ele terá sempre pasto disponível para o gado — ressalta Santana.

O clima também deve ser levado em consideração. O gerente comercial explica que o arroz deve ser plantado em regiões que apresentem períodos de chuva bem estabelecidos.

– O que o agricultor deve procurar é que a emissão de cacho, no caso do arroz, se dê no período mais chuvoso. Assim, não faltará água no período de enchimento de grãos e a colheita será feita em um período de menos chuvas.

Para obter mais informações sobre a renovação de pasto com arroz, basta entrar em contato com a Agro Norte Pesquisa e Sementes através do número (66) 3517-1900.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
João Bosco
28/02/2011 - 18:23
Qual o capim melhor para colocar com o arroz?

Paulo Tamasa
28/02/2011 - 18:52
boa tarde, muito interessante essa materia, tenho uma propriedade na qual preciso reformar minhas pastagens, qual seria o custo por ha dessa tecnologia.
email: faz.tamasa@gmail.com

alencar
28/02/2011 - 18:59
gostaria de receber maiores informaþoes quanto a adubaþao e manejo principalmente de folhas estreitas.
email: alencarjonas@yahoo.com.br

Mairson R. Santana
07/03/2011 - 17:58
Na regiÒo MÚdio Norte do MT o capim mais usado sÒo as Brachiarias (brizanta e decumbens, mas consulte um agr¶nomo da V. regiÒo e ele irß lhe indicar a melhor de acordo ao tipo de solo e manejo aplicado.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Conteúdos Relacionados à: Correção de solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada