dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Safra  
Embrapa indica variedades de algodão
Desenvolvidas pela unidade de Campina Grande, as cultivares da fibra convencional e colorida são as mais indicadas para o plantio na região Nordeste na próxima safra
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MAPA
01/03/2011

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu duas cultivares de algodão para a próxima safra (2011/2012), que começa a ser plantada em outubro. As variedades, uma convencional e a outra de algodão colorido, são indicadas, principalmente, para a região Nordeste, onde está o segundo maior produtor da fibra no país – o estado da Bahia.

Desenvolvida pela Embrapa Algodão (Campina Grande – PB), a BRS 187, de coloração branca, tem alta produtividade e tolerância à seca com rendimento médio de dois mil kg/ha em sequeiro (sem irrigação). A produtividade pode dobrar quando plantada pelo sistema de irrigação. O plantio da cultivar é mais adequado para regiões com pluviosidade acima de 600mm, em culturas puras ou associadas.

Já a BRS Topázio apresenta uma fibra de coloração uniforme, macia e resistente. Sua tonalidade marrom claro atende à demanda das pequenas indústrias que trabalham com algodão colorido. A maioria das cultivares existentes, com exceção da BRS Verde, apresenta tonalidade marrom escura.

A variedade tem, ainda, a vantagem de possuir alto rendimento de fibra, 43.5% em média, em ensaios conduzidos no Nordeste. Possui ótimas características de fibra, superando as cultivares coloridas existentes até o momento. A BRS Topázio tem maior percentagem de fibra e rendimento de algodão em caroço. Por conta disso, a produtividade de fibra por hectare em relação às demais cultivares é melhor. Seu cultivo é indicado preferencialmente para a Região Nordeste.

As sementes das cultivares já estão disponíveis e podem ser adquiridas na unidade da Embrapa Transferência de Tecnologia, em Brasília (DF).

Cenário

A colheita do algodão começa entre março e maio no Brasil em meio a um cenário internacional bastante favorável. Com a forte demanda pelo produto, principalmente na China, e a redução da oferta em função de problemas climáticos em vários países, o preço do algodão avançou 171% nos últimos 12 meses. A maior parte da produção brasileira deve entrar no mercado em agosto, mas cerca de 60% da atual safra já foi vendida antes da colheita.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher safra recorde da fibra no ciclo 2010/2011 com 1,9 milhão de toneladas. O resultado representa aumento de 63% em relação a temporada 2009/2010. (Da Redação, com informações de Eduardo Pinho, da Embrapa)
 

 
 
 
 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada