dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente  
BASF reduz em 42% o consumo específico de água e contribui com ações no Ano Internacional da Química
Maior fábrica da América Latina reutiliza 90% da água nos processos industriais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Basf
23/03/2011

No Ano Internacional da Química, em que a água tem papel de destaque nos temas a serem debatidos, a BASF anuncia redução no consumo específico (por tonelada produzida) de água em 42% no Brasil, desde 2002.

Na América do Sul, no mesmo período, a redução do recurso natural foi de 34%. O Complexo Químico de Guaratinguetá, principal unidade produtiva da empresa na América do Sul, representa aproximadamente 53% do consumo absoluto de água e reduziu em 46% o seu consumo específico de água entre 2002 e 2010.   A qualidade da água está entre as metas globais da empresa para a gestão ambiental.

A BASF tem conseguido reduzir o consumo de água e implementar mecanismos de controle e proteção aos mananciais, entre eles: o Projeto de Recomposição da Mata Ciliar do Rio Paraíba do Sul, no Complexo Químico de Guaratinguetá.  “A disponibilidade de água potável para consumo é um dos principais desafios do século e a gestão sustentável desse recurso natural nunca foi tão importante quanto hoje”, ressalta Willi Nass, diretor do Complexo Químico da BASF de Guaratinguetá.

Contribuem para estes resultados da BASF medidas como:

•  Instalação e automação de torres de resfriamento para recirculação e reuso da água utilizada nos processos de produção - que manterá em recirculação 90% da água captada do Rio Paraíba do Sul para fins de refrigeração;

•  Redução significativa no número de interrupções de energia elétrica com decréscimo de perdas e reprocessamentos nos processos industriais;

•  Treinamentos de conscientização dos colaboradores no uso consciente de água em suas atividades cotidianas.

“Trata-se de um sistema integrado de gestão, instalações modernas e utilização de alta tecnologia com o objetivo de gerar ganhos ambientais e econômicos. Estamos, não só reduzindo a geração de gases de efeito estufa, mas também diminuindo a demanda de água”, afirma o diretor do Complexo Químico de Guaratinguetá, Willi Nass.

Além dos processos industriais, a BASF mantém em seu portfólio produtos que melhoram a qualidade da água e apoia iniciativas de incentivo ao consumo consciente entre seus colaboradores, clientes e comunidades próximas de suas unidades produtivas. Conheça algumas das soluções:

Proteção de cultivos: o Programa de Valorização da Água em Pulverizações Agrícolas (Provar), criado pela unidade de proteção de cultivos em 2007 com base em pesquisa da Faculdade de Agronomia de Ituverava (SP), estimula usinas a diminuírem a quantidade de água empregada na aplicação de herbicidas, otimizando recursos na produção e reduzindo os impactos ao meio ambiente. A unidade de proteção de  cultivos investiu nessa ação de educação para a sustentabilidade, fornecendo o herbicida Plateau® para testes, e mobilizou sua equipe técnica e os clientes a favor das melhores práticas de produção. Em três anos de pesquisas nas usinas sucroalcooleiras de Ribeirão Preto (SP), obteve-se um ganho operacional de até 30% e redução no volume de calda de até 60% (água usada na diluição do herbicida).

Polímeros de performance: o Geofoam é uma aplicação do Styropor® para estabilização de solos moles. O produto ajuda a eliminar o uso de água nessas obras, pois dispensa grande parte do aterro convencional, onde a água é normalmente utilizada no auxílio de compactação de terra, areia ou outro material.

Químicos para construção: a unidade conta com uma linha completa de aditivos para concreto e argamassa que possibilitam a redução de 6% a 40% no consumo de água durante a obra, dependendo da tecnologia utilizada. São soluções que atendem desde grandes obras de infraestrutura, aplicações industriais, comerciais e residenciais, até pequenas necessidades de reparos. Com este portfólio, a BASF ajudará o planeta a economizar milhares de metros cúbicos de água.

Fundação Espaço ECO: Com a gestão estratégica da Fundação, cooperativas agrícolas realizam a restauração de Áreas de Preservação permanente e reserva legal beneficiando a recuperação de lagos e rios ao seu entorno, bem como toda a biodiversidade local. Por meio do Programa Mata Viva de Adequação e Educação Ambiental entre 2007 e 2010 foram plantadas 360 mil mudas em propriedades agrícolas no Brasil. Em Educação Ambiental, as atividades também buscam a conscientização da sociedade para o uso eficiente dos recursos naturais.

Experimento Global: “Água: uma solução química”

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de Março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 com o objetivo de chamar a atenção para a questão da água no mundo e buscar soluções para o problema. E o Ano Internacional da Química, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), celebrado em 2011, também tem a água como um dos principais temas.

O Ano Internacional da Química irá além da promoção de debates sobre a água. Uma das iniciativas é o Experimento Global de Química com milhares de crianças em todo o mundo, parceria Unesco e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

Neste contexto, estudantes do mundo inteiro estão realizando um experimento conjunto para medir o pH da água do planeta, tendo como tema “Água: uma solução química”. Eles participarão de módulos para examinar as propriedades da água local e as soluções químicas para tornar disponível o fornecimento de água potável.

O resultado será apresentado na cerimônia oficial de encerramento do AIQ em dezembro, na sede da Unesco.

O objetivo é aumentar a conscientização sobre esse recurso natural e como a química desempenha um papel importante no seu fornecimento. O vídeo oficial do Ano Internacional da Química 2011, “pH do Planeta”, que mostra a importância da água para a sociedade e da química para suprir a necessidade de água limpa, traz crianças e jovens envolvidos em pesquisas sobre o tema. Alunos do Programa ReAção e da Academia de Ciência, de Guaratinguetá, participam do filme descrevendo sua experiência ao medir o pH da água do Rio Paraíba do Sul e dos ribeirões Guaratinguetá e

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Água
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada