dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     22/03/2019            
 
 
    

A população cresce de forma vertiginosa. Seremos 11 bilhões no ano 2050. Agora no século XXI, a tecnologia é a principal ferramenta contra a fome. É por meio da tecnologia que hoje conseguimos produzir mais em menor espaço; que conseguimos imprimir valores nutricionais mais elevados aos alimentos; que conseguimos recordes e mais recordes de produtividade; que conseguimos tornar rentável o setor agrícola e que conseguimos avançar na erradicação da fome.

A Unidade de Proteção de Cultivos da BASF assumiu, desde o seu início, um compromisso: pesquisar e desenvolver tecnologias e produtos que se traduzam em soluções para a agricultura. Um compromisso que vem sendo cumprido com sucesso, como demonstra sua extensa linha de produtos que atendem diversas culturas.

Fiel à sua vocação agrícola e ao seu compromisso com o setor, a BASF lançou no Brasil em 2003 o Sistema de Produção Clearfield ® Arroz, uma tecnologia que traz ao orizicultor, inovações até então inexistentes, para controlar o arroz vermelho. O Sistema é baseado em três pilares: 1) sementes de arroz CL certificadas e isentas de arroz vermelho , evitando que a praga do arroz vermelho continue a ser disseminada pelas áreas cultivadas com arroz; 2) herbicidas especialmente desenhados para as condições edafoclimáticas do Brasil (ONLY® e KIFIX®), reconhecidos mundialmente pela sua característica de baixa toxicidade ao homem e ao meio ambiente e que devem ser utilizados nas doses e estádios recomendados; 3) e o Programa de Monitoramento (Programa de Stewardship), fundamental para o sucesso da tecnologia.

Todo usuário do Sistema participa do treinamento sobre o Programa de Monitoramento que tem por objetivo conscientizar os produtores de arroz sobre o uso ambientalmente correto e seguro dos produtos a fim de dar longevidade a esta revolucionária ferramenta. Os agricultorores que adotam este sistema devem ter o cuidado com o manejo de água, de não plantar arroz na mesma área, por mais de duas safras consecutivas e de eliminar a resteva após a colheita. É recomendada a rotação com soja, deixar a área em pousio, ou mesmo plantar uma variedade de arroz convencional após os dois anos. A não observância desta orientação assim como a falta de controle dos escapes de arroz vermelho podem colocar tudo a perder com o surgimento de populações de arroz vermelho tolerantes aos herbicidas.

Clearfield é um Sistema de Produção que permite ao produtor otimizar seus recursos e produtividade. Ele é eficiente no manejo das principais plantas daninhas que ocorrem na lavoura de arroz, especialmente o arroz vermelho, que é o grande inimigo da orizicultura brasileira. No campo sua presença provoca menor aproveitamento da adubação nitrogenada, a redução do rendimento (kg/ha), a elevação do custo de produção, menor rendimento de engenho, depreciação do produto colhido e conseqüente desvalorização da terra.

Após oito safras de utilização no Rio Grande do Sul, o Sistema de Produção Clearfield® proporcionou a adoção de práticas de manejo da lavoura, que resultou no incremento de mais de duas toneladas/ha na média de produtividade de arroz no estado.

A BASF desenvolveu os herbicidas ONLY® e KIFIX® para o Sistema. No caso das sementes há uma parceria com empresas públicas (EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EPAGRI - Empresa de pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, IRGA - Instituto Rio Grandense do Arroz, INTA - Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria) e privadas (RiceTec) reconhecidas por seu “Know how” quando se trata de qualidade genética. O ponto central da parceria é a contribuição para o desenvolvimento da orizicultura nacional com alta tecnologia, e que esta seja disponibilizada aos produtores por meio da aquisição de sementes produzidas de acordo com o Sistema Nacional de Produção de Sementes ou sementes legais. A BASF é detentora dos direitos de propriedade intelectual da Tecnologia Clearfield e no caso do cultivar PUITÁ INTA-CL a BASF é também detentora do direito de propriedade intelectual do cultivar no Brasil.

As sementes certificadas são produzidas por empresários do ramo de sementes que são licenciados pela BASF. A escolha dos licenciados (profissionais na multiplicação de sementes com qualidade genética) é baseada em critérios técnicos e é referendada por um comitê de desenvolvimento da tecnologia. Atualmente são 28 licenciados para multiplicação de sementes, distribuídos em todas as regiões arrozeiras do Rio Grande do Sul.

O processo de certificação das sementes que contém a Tecnologia Clearfield é realizado pelo IRGA. A presença de arroz vermelho nas áreas condena o campo, destinando a produção para a indústria. Existe o monitoramento da qualidade das sementes, através de testes de germinação, vigor, pureza e isenção de arroz vermelho, realizados pelo laboratório oficial credenciado junto ao Ministério da Agricultura (MAPA). Os lotes que apresentam presença de arroz vermelho são condenados e destinados para grão comercial. Também são realizados testes de PCR (Polymerase Chain Reaction)  para atestar que o gene de tolerância está presente nos lotes certificados.

A cada ano o Sistema Clearfield® vem sofrendo incremento e atualmente ocupa cerca de 50% da área semeada com arroz no estado gaúcho. A cadeia produtiva está se conscientizando da importância do mercado legal de sementes. Assim, o Brasil - que já desponta como grande produtor de alimentos - caminhará para assegurar que o potencial genético das sementes seja aproveitado ao máximo, atingindo altos índices de produtividade.

A expectativa é de aumento da disponibilidade de semente Certificada de PUITÁ INTA-CL, IRGA 422 CL, BRS Sinuelo CL, SCS 115CL e híbridos CL para atender a demanda na safra 2011, sendo sua comercialização realizada pelos próprios licenciados e pelos canais de distribuição da BASF. A BASF também está realizando ensaios de VCU (Valor de Cultivo e Uso) em outros estados para recomendação oficial da tecnologia nas demais áreas de arroz do Brasil.

Em caso de desvios, como a utilização de semente sem origem ou de origem desconhecida (pirataria) são realizadas ações pelos órgãos competentes e/ou ações realizadas por terceiros.

A orientação aos produtores em palestras, dias de campo e mídia tem sido fundamental. Em parceria com os obtentores das cultivares de arroz CL, com a APASSUL - Associação dos Produtores de Sementes do Rio Grande do Sul, e a ACAPSA,- Associação Catarinense dos Produtores de Sementes de Arroz, a BASF mantém seu compromisso de conscientizar os produtores de arroz por meio do Movimento Todos Unidos contra o Arroz Vermelho, cuja base é a utilização de semente certificada com qualidade genética e zero arroz vermelho.

           
 


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Sanidade Vegetal - Artigos já Publicados

Fernanda Cristina Juliatti
Mofo branco em soja: danos causados e alternativas para o manejo da doença
07/05/2012

BASF
Multiplicando grãos dourados
26/01/2012

Ihara
Controle da mancha de ramulária (Ramularia areola) do algodoeiro
19/01/2012

Bayer CropScience
Período de estiagem: alerta para a infestação de ácaros nas lavouras de soja
12/01/2012

Bayer CropScience
Novos desafios para o manejo de lagartas na cultura de soja
15/12/2011

Ihara
Mofo Branco: plantio de soja merece atenção ao avanço do patógeno
08/12/2011

BASF
Agricultura 2.0
10/11/2011

Bayer CropScience
Umidade e temperaturas baixas: sinal de alerta para o produtor de batatas
18/10/2011

IHARA
Utilização de maturadores na cultura da cana-de-açúcar em final de ciclo
11/10/2011

Ihara
Desequilíbrio de ácaros do cafeeiro
22/09/2011

BASF
Quebra de dormência em macieira
15/09/2011

Bayer CropScience
Efeito ‘Força Anti-Stress’ na safra verão
25/08/2011

IHARA
Spodoptera no tomate industrial
16/08/2011

BASF
Manejo de doenças do trigo e lançamentos BASF
28/07/2011

Ihara
Patógenos: um desafio à qualidade sanitária da semente
21/07/2011

Bayer CropScience
Nematóides no milho safrinha
14/07/2011

Bayer CropScience
Trigo com produtividade e qualidade
09/06/2011

AgroPlan-UFV
Controle alternativo de pulgões
07/06/2011

Bayer CropScience
Controle do greening: manejos regional e local
17/05/2011

Bayer CropScience
Citricultura: controle do ácaro da falsa ferrugem
05/04/2011

BASF
Produtos biológicos complementam o manejo de pragas e doenças
25/03/2011

AgroPlan-UFV
Reforma no Código Florestal ameaça nossas florestas
10/03/2011

Bayer CropScience
Manejo de lagartas na cultura da soja
03/03/2011

BASF
Mercado legal de sementes é aliado para aumento de produtividade
17/02/2011

BAYER
Manejo de doenças na cultura da soja
27/01/2011

AgroPlan - UFV
Controle de pragas com biopesticidas
27/12/2010

Syngenta
Cana alimenta o modelo energético do futuro
23/12/2010

BASF
Barter garante tranquilidade para o cafeicultor
21/12/2010

Bayer CropScience
Manejo e controle de cigarrinhas das raízes na cana-de-açúcar
20/12/2010

Basf
Tratamento industrial de sementes
17/11/2010

Bayer CropScience
Manejo de doenças no milho
16/11/2010

Basf
Setor sucroenergético se mobiliza em prol da sustentabilidade
20/10/2010

Bayer CropScience
Nematóide em soja
15/10/2010

Bayer CropScience
Controle da cochonilha-da-roseta no café Conilon
29/09/2010

Bayer CropScience
Manejo de doenças em cereais de inverno
13/09/2010

Syngenta
Pulgão provoca alerta nas lavouras de milho no planalto do Parecis
04/08/2010

Bayer CropScience
Plantas daninhas resistentes no Brasil
02/08/2010

Bayer CropScience
Manejo de plantas daninhas na cultura do milho
09/07/2010

Syngenta
A agricultura e as mudanças climáticas
05/07/2010

Bayer CropScience
Manejo de plantas daninhas no sistema inverno/verão
30/06/2010

Arysta
Clima chuvoso e quente favorece surgimento de Greening nos pomares paulistas
10/06/2010

Bayer CropScience
Controle de requeima na cultura tomateira
04/06/2010

Syngenta
Para uma safra mais produtiva
25/05/2010

Bayer CropScience
Requeima (Phytophthora infestans) em batata e tomate
20/05/2010

Bayer CropScience
O uso de maturadores na cultura do café
20/04/2010

Arysta
Aplicação de amicarbazone para controle eficiente da Brachiaria decumbens
13/04/2010

Syngenta
Percevejo ataca o milho no Sul de Minas Gerais
09/04/2010

Syngenta
Pulgão provoca alerta nas lavouras de milho no Planalto do Parecis
25/03/2010

Basf
Uso de fungicidas em arroz irrigado
18/03/2010

Bayer Cropscience
Manejo de Lagartas na Cultura da Soja
12/03/2010

Milenia Agrociências
Manejo correto pode reduzir os custos dos defensivos no plantio da soja em até 35%
05/03/2010

Arysta LifeScience
Alternativas à resistência de plantas daninhas a herbicidas
02/03/2010

Basf
Aplicações de Cabrio Top® e o aumento da concentração da arginina e do nitrogênio na videira
19/02/2010

Bayer CropScience
Florescimento deve trazer prejuízos para a cana-de-açúcar na safra 2010/2011
05/02/2010

Arysta LifeScience
Chuvas demandam aplicação mais efetiva de defensivos nas lavouras de hortaliças
27/01/2010

Milenia Agrociências
Peculiaridades da agricultura brasileira desafiam empresas de agroquímicos
25/01/2010

Basf
Requeima e Pinta Preta são batatas quentes na mão do produtor
21/01/2010

Bayer CropScience
Brasil pode sofrer forte epidemia da ferrugem da soja
21/12/2009

Basf
Yield Max e as aplicações de defensivos na soja
21/12/2009

Syngenta
Diagnóstico e soluções para a cercosporiose do milho
08/12/2009

Basf
Serviço Digilab dá suporte ao produtor e ambiente
17/11/2009

Milenia Agrociências
Sistema de trocas beneficia produtor
11/11/2009

Bayer CropScience
Manejo de buva resistente
05/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Rizicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada