dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Sanidade animal  
OIE declara erradicação da peste bovina
Ministério da Agricultura participa do encontro no qual foi feito o anúncio que marca a história mundial da sanidade animal
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
MAPA
26/05/2011

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira, 25 de maio, a eliminação da peste bovina em todo o mundo. A declaração foi feita durante o 79º Congresso Anual de Delegados da OIE, que ocorre até o dia 27 de maio, em Paris (França). É a primeira vez que uma doença animal é eliminada pelo homem.

A resolução da OIE reconhece oficialmente a erradicação da peste bovina nos 198 países e territórios onde os animais eram considerados suscetíveis a contrair a doença. O documento foi assinado pelos delegados presentes no encontro. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é representado no evento pelo diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Henrique Marques.

O Brasil teve apenas um registro da enfermidade – em animais procedentes da Índia e erradicados logo em seguida, em 1921, e, por conta isso, ainda integrava aquela relação. O coordenador geral de combate às doenças do Ministério da Agricultura, Orasil Romeu Bandini, afirma que a declaração é positiva porque acaba com a possibilidade de algum país usar a inclusão do Brasil na lista de países suscetíveis à doença como pretexto para não comprar a carne brasileira. “É mais uma barreira que foi rompida”, avalia.

Saiba mais

Conhecida na Europa desde a época do Império Romano, a peste bovina – que não atinge o ser humano – dizimou milhares de cabeças de gado, matando em algumas épocas rebanhos inteiros de bovinos e bubalinos. A "praga do gado" é uma doença viral contagiosa, que afeta diversos animais com casco de duas unhas, tanto selvagens como domésticos, e que apresenta alta taxa de mortalidade.

O vírus da peste bovina já não circula entre os animais vivos, mas continua armazenado em alguns laboratórios para a produção de vacinas, em caso de reaparecimento da doença de forma acidental ou devido a um ato proposital.

Em 1920, a enfermidade desencadeou a cooperação internacional depois de um surto na Bélgica. O combate foi um dos fatores que conduziu à criação da OIE, quatro anos mais tarde. O descobrimento de uma vacina eficaz, em 1957, permitiu o início do processo de erradicação do mal. (Marcos Giesteira)
 

 
 
 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Sanidade Animal
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada