dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     08/05/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços  
Nova ferramenta contra ferrugem do café
Disco de Recomendações Sphere Max promete auxiliar produtores na hora da aplicação de químicos contra uma das principais doenças no cafezal
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
22/06/2011

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, muitos produtores têm buscado produtos que minimizem os riscos quando o assunto é o controle de doenças. As empresas não ficam de fora e uma delas, a Bayer CropScience, acaba de lançar uma nova ferramenta para manejo da ferrugem do café. Apresentado pela empresa na 14ª edição da Expocafé, de 14 a 17 de junho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), em Três Pontas (MG), o Disco de Recomendações Sphere Max promete minimizar os riscos de eventuais recomendações inadequadas ao utilizar o produto Sphere Max para o controle da ferrugem do café.

Segundo José Frugis, gerente de Cultura do Café da Bayer CropScience, o Disco de Recomendações Sphere Max é uma inovação que a Bayer leva para o campo para dar suporte ao produtor no manejo de controle da ferrugem do café e tem como objetivo principal levar ao produtor segurança na recomendação do produto Sphere Max para controle da doença.
— O disco de recomendações leva uma segurança ao produtor porque ele traz variáveis de recomendações como altura da planta, carga pendente, espaçamento entre plantas, dose e época de aplicação dentro de um disco de recomendação — explica o gerente.

De acordo com ele, ao girar o disco, o produtor tem a recomendação exata para cada lavoura e, com isso, tira-se a margem de erro que existia nas recomendações antigas, quando havia apenas uma recomendação para todos os tipos de lavouras.

— O disco conta com variáveis de recomendações como altura de planta, carga pendente, espaçamento entre plantas, dose e época de aplicação dentro de um disco de recomendação. Mas todos os técnicos e engenheiros sabem que existem mais variáveis, como nutrição de planta e índice pluviométrico — ressalta Frugis.

Ele afirma que, portanto, ao ir ao campo e utilizar o disco, o técnico deve também ter um bom senso na hora da recomendação. Ele deve ainda saber qual o histórico de adubação da lavoura e outras informações que o disco não contempla. Por isso, nada substitui que um técnico ou um agrônomo esteja no campo com o disco para fazer as recomendações.

— O controle da ferrugem traz como benefício principal a manutenção das folhas. Isso é muito importante para que o produtor obtenha uma boa produtividade. Ao usar corretamente o disco e ao utilizar o Sphere Max para o controle da ferrugem, o produtor terá como principal benefício a manutenção dessa produtividade — garante o gerente.

Ele diz que o controle da ferrugem já está dentro dos custos de produção de grande parte dos médios e grandes agricultores. Esse custo varia de acordo com a carga pendente e o estado nutricional das plantas.

— Mas o disco leva como benefício principal a utilização da dose certa. Ao utilizar a dose certa, em alguns momentos, o produtor pode inclusive economizar — conclui.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Bayer CropScience através do número (11) 5694-5166.


 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
wagner Dois Corregos
23/06/2011 - 15:40
Sou tecnico em agropecuaria e realizo alguns trabalhode pesquisa e acomponha algumas propiedades, jß usei o spheremax, mas na minha regiÒo eno meus estudos, nÒo tive bons controle da ferrugem, perdi na minha propiedade mais de 03 sacas por ha de cafÚ, que ocorreu muita desfolhas, na propriedade que eu acompano, as plantas pelaram.Por isso que a minha regiÒo muitos produtores antigamente usava s¾ bayer, e hoje ele mudaram para a syngenta, chiminova, basf e outras empresas.

miriam
25/06/2011 - 16:56
S¾ um detalhe: a foto nÒo parece ser de uma planta de cafÚ!!!!!!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Cafeicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada