dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Evento  
Cultivo de pau-de-balsa é destaque em ciclo de palestras promovido pela Embrapa em Guarantã do Norte
Uma espécie florestal nativa da região Amazônica
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Embrapa Agrossilvipastoril
08/07/2011

No próximo sábado, dia 9, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, promove um ciclo de palestras durante a 17ª Expotã, em Guarantã do Norte-MT. O cultivo do pau-de-balsa, uma espécie florestal nativa da região Amazônica, será o grande destaque do evento, que também contará com visita técnica ao campo.

O clico de palestras terá início às 9h, no parque de exposições da Associação dos Criadores de Guarantã (Acritã), quando o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Dr. Maurel Behling falará sobre a avaliação silvicultural e nutricional de povoamentos de pau-de-balsa. Na sequência, os participantes irão à área onde o experimento com a espécie está sendo realizado para conferir a evolução do cultivo.

Na parte da tarde o ciclo de palestras terá continuidade com o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Dr. Bruno Pedreira, que abordará o manejo de pastejo em pastagens tropicais, às 13h, e também a degradação de pastagens em consequência da morte súbita, às 16h.

A silvicultura voltará a ser o tema com a pesquisadora da Embrapa Florestas, Dra. Cristiane Reis, que falará sobre o reflorestamento comercial em Mato Grosso (14h). Completando a programação, o pesquisador Dr. Maurel Behling abordará a integração lavoura-pecuária floresta como alternativa para a pecuária leiteira (15h).

O ciclo de palestras é organizado pela Embrapa em parceria com a Acritã, Prefeitura de Guarantã do Norte e Compensados São Francisco. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no local do evento.

 Pau-de-balsa

O pau-debalsa (Ochroma pyramidale), é uma espécie nativa da região Amazônica, comumente encontrada nos estados do Acre e Amazonas. Seu cultivo vem crescendo devido ao seu crescimento rápido e ao seu grande potencial de mercado.

Por ser uma madeira muito leve, com densidade de 0,13 a 0,20 g/cm³, é de fácil manuseio e permite diversos usos, como para confecção de isolantes acústicos e térmicos, hélices eólicas, móveis, compensados, brinquedos, aeromodelos, acabamentos de navios, etc. (Gabriel Faria)

Serviço:

Ciclo de Palestras – Expotã

Sábado, 9 de julho – 9h

Parque de Exposições da Acritã – Guarantã do Norte-MT

Inscrições gratuitas e feitas na hora

 

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Floresta
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada