dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade      
Plantas daninhas aliadas à sustentabilidade
Pesquisa mostra que algumas espécies podem ser usadas na alimentação animal ou na fixação de nitrogênio
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
20/10/2014

Quando o assunto é plantas daninhas, costuma-se pensar primeiramente em qual herbicida utilizar. No entanto, uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que as plantas daninhas, desde que analisadas previamente, podem conviver de forma saudável com as culturas e ainda auxiliar o produtor rural. A pesquisa observou e analisou diferentes espécies de plantas daninhas na cultura do eucalipto, chegando à conclusão de que, algumas delas, podem ser utilizadas, de modo sustentável, como fixadoras de nitrogênio, como plantas medicinais ou ainda voltadas para a alimentação humana e animal.


 
Segundo Otávio Cardoso Filho, mestre em Ciências Agrárias do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autor da dissertação “Ecologia e Dinâmica de Plantas Daninhas em Cultivo de Eucalipto em Diferentes Relevos”, o objetivo da pesquisa foi avaliar o comportamento de plantas daninhas levando em consideração o desenvolvimento da cultura e o tipo de relevo.

— Além disso, outro objetivo foi entender a importância dessas plantas para o homem e para o meio ambiente. Essa pesquisa foi realizada em quatro épocas diferentes com três tipos de relevo diferentes: baixada, encosta e topo. A partir daí, foram distribuídas 10 parcelas em cada tipo de relevo — conta o autor.

De acordo com Cardoso, algumas das plantas analisadas podem ser usadas para alimentação humana e animal. Outras funcionam ainda como plantas medicinais, além de espécies que podem ser usadas como fixadoras de nitrogênio ou tóxicas.

O mestre em ciências agrárias explica que no município de Guanhães foram encontradas 17 espécies medicinais, 4 alimentícias, 7 fixadoras de nitrogênio, 12 forrageiras, 2 tóxicas e 4 ornamentais.

— A partir dessa pesquisa, a ideia é realizar um manejo diferenciado onde, ao invés de controlar essas plantas com um possível herbicida, utilizá-las como companheiras na cultura do eucalipto e em outros tipos de cultura. É uma forma sustentável de aproveitamento e controle dessas plantas, utilizando-as no desenvolvimento da cultura — conta.

Para mais informações, basta entrar em contato com a UFMG através do número (31) 3409-5000. 

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 01/09/2011

 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Eloi Marcolin
01/09/2011 - 10:15
Como Ú a primeira vez que vejo pesquisa direcionada para cultura de eucalipto, neste assunto, gostaria de saber a lista das fixadoras de nitrogenio para saber se existem por aqui

Otavio Filho
01/09/2011 - 11:13
Olß Eloi, tudo bem?

Respondendo ao seu questionamento, segue ai a lista com algumas das espÚcies fixadoras de nitrogÛnio encontradas:

Calopogonium mucunoides, Glycinewightii, Desmodium ovalifolium, Desmodium barbatum.
Qualquer duvida, segue ai meu email:
otaviobiol@hotmail.com

Ricardo Leme Ferreira
20/09/2012 - 12:09
Há diversos exemplos de manejo agricola em q se cultiva juntamente com ervas "daninhas" bem como com espécies da vegetação de capoeira (veg secundaria). Bons exemplos podem ser verificados nos diversos textos e cursos ligados a tecnicas de um pioneiro chamado ERNST GOTSCH. Quem tiver interesse pode colocar o nome deste pesquisador/produtor como palavra chave na internet q aparecerá uma serie de textos interessantes.

GETULIO EDVAN DOS SANTOS SOARES
14/08/2013 - 20:09
gostaria de receber noticias a este respeito trabalho com agricultura organica e seria bem interessante receber mais detalhes parabens pela pesquisa

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Conteúdos Relacionados à: Plantas invasoras
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada