dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal    
Novo sistema contra plantas daninhas no Cerrado
Roundup Ready Plus combina uso de herbicida associado a práticas, tecnologia e conhecimentos agrícolas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
02/02/2012

Voltado à prevenção e manejo de plantas daninhas no Cerrado, o novo o Sistema Roundup Ready Plus, lançado pela Monsanto combina a utilização do herbicida Roundup com outros princípios ativos, associado a práticas, tecnologias e conhecimentos agrícolas disponíveis ao produtor, visando o controle adequado das plantas invasoras. Segundo estimativas do time de Desenvolvimento Tecnológico da companhia, o investimento em glifosato representa somente 2% dos  custos de manejo da lavoura, mas o controle inadequado das plantas daninhas pode representar grandes perdas no resultado final da colheita. O sistema foi lançado na 11ª edição da Show Safra, nos dias 13 e 14 de janeiro, em Lucas do Rio Verde (MT).

— O Roundup Ready Plus é um sistema de manejo de plantas daninhas que combina a utilização do herbicida Roundup Ready com a tolerância da soja ao glifosato e outras práticas de manejo, como o plantio direto — afirma Ramiro Ovejero, especialista em resistência de plantas daninhas da Monsanto.

A empresa recomenda a adoção de uma série de boas práticas e a utilização de herbicidas específicos que variam conforme a região do produtor, tipo de sistema agronômico utilizado e planta daninha alvo, buscando assim a eficiência a um baixo custo.

— As regiões são muito diferentes e, dentro do Cerrado, temos particularidades para cada região. Essas particularidades são referentes não apenas ao clima e ao solo, mas também ao sistema de produção que o agricultor implementa — explica Ovejero.

Para ele, o manejo das plantas daninhas não deve ser realizado somente no momento do plantio, mas sim durante todo o ano. Ele diz que, ao longo do ano, o produtor pode usar uma série de estratégias. Uma delas é a utilização da chamada cobertura, ou seja, a utilização de plantas específicas para a realização do plantio direto. Isso impede ou diminui a germinação de plantas daninhas.

— O controle inadequado de plantas daninhas pode gerar dois resultados específicos. Um deles é a seleção de algumas espécies onde a estratégia implementada não é correta. Com isso, a infestação dessa espécie vai crescendo ano após ano. Outro resultado que podemos ter é a resistência dessas plantas daninhas para os herbicidas utilizados na lavoura. Essa resistência costuma ocorrer quando o produtor utiliza o mesmo produto de forma permanente sem associá-lo a outras práticas de manejo — conta o entervistado.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Monsanto através do site http://www.monsanto.com.br/fale_conosco/fale_conosco.asp.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Plantas invasoras
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada