dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Solo e Clima  
Certificação ambiental pode ser exigida de agricultores
Determinação de índices de qualidade do solo poderia facilitar a obtenção de ecocertificações no futuro
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
13/05/2013

A qualidade do solo é essencial para a produção sustentável de alimentos e para o equilíbrio do ecossistema. Por isso, pesquisadores da área especulam que, em um futuro próximo, a certificação ambiental será exigida também dos agricultores. Para estar à frente nessa previsão, a Embrapa Cerrados tem trabalhado em uma pesquisa que busca definir índices de qualidade do solo. Para o agricultor, o benefício seria conseguir provar que realiza um manejo de qualidade do solo, obtendo assim uma ecocertificação e, quem sabe, ser pago pelos serviços ambientais prestados.

Segundo Ieda Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados, um solo de boa qualidade é aquele não só capaz de promover a produtividade biológica, mas também capaz de prestar importantes serviços ambientais, tais como a ciclagem de nutrientes, a promoção da saúde das plantas e dos animais e toda a parte de serviço ambiental relacionado à qualidade da água.

— A qualidade do solo, em si, é um conceito muito subjetivo. Então, quantificar isso é um desafio grande para todos os pesquisadores da área. Isso porque a qualidade do solo tem a ver com todos os aspectos relacionados à física, química e biologia dele — diz a pesquisadora.

Ela afirma que nenhum desses parâmetros, isoladamente, é capaz de descrever todos os aspectos relacionados à qualidade. Então, o que os pesquisadores da Embrapa buscam é selecionar, dentro de cada um desses compartimentos, atributos químicos, físicos e biológicos àqueles parâmetros chave que, juntos, podem dar uma indicação de como está a qualidade do solo.

— O objetivo da Embrapa então é selecionar quais indicadores farão parte dos índices de qualidade, determinar diferentes índices de qualidade para os diferentes ecossistemas brasileiros e definir os níveis críticos para cada um desses bioindicadores — conta.

Ieda ressalta ainda que a qualidade do solo é vital para a produção sustentável de alimentos e fibras, assim como para o equilíbrio do ecossistema e, para ela, em futuro não muito distante toda a parte de certificação ambiental também será cobrada do agricultor.

— A partir do momento no qual o agricultor consegue provar que realmente faz um manejo de qualidade do solo, ele pode obter uma ecocertificação e, quem sabe, em um futuro não muito distante, ser pago pelos serviços ambientais que está prestando — diz a pesquisadora.

Ela conta que a segunda fase do projeto está prevista para ser concluída em 2013. Nela, a Embrapa pretende já ter selecionado alguns dos indicadores que farão parte dos índices, já ter alguns índices selecionados para os principais agroecossistemas nas diferentes regiões do território nacional e disponibilizar aos agricultores um software online para a determinação da qualidade do solo.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Cerrados através do número (61) 3388-9898. 


Reportagem exclusiva originalmente publicada em 06/10/2011 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Calderõn, J.
06/10/2011 - 10:31
ParabÚns Dra IEDA!
Estamos caminhando na direþÒo que a FAO pede ao mundo, preservar e fertilizar o bem maior (solo), e garantir a vida para o futuro.
Admito que suas valorosas pesquisas, com demais colegas da Embrapa,"Bioindicadores da Qualidade dos Solos", sÒo alircerces deste trabalho.
Acredito de o indicador % Carbono (nas div.formas) nÒo irß ficar de fora!

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário

Conteúdos Relacionados à: Certificação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada