dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Bovinos    
Incubadora genética melhora produção bovina
Projeto promete aumentar índice de produtividade do Rio Grande do Norte que costuma ser o mais baixo do país
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
26/01/2012

O Rio Grande do Norte conta com índices de produção bovina 30% abaixo da média nacional. No entanto, o estado aposta no melhoramento genético do seu rebanho para se tornar mais competitivo dentro do mercado nacional. Isso porque desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae/RN,) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) do município seridoense e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), uma incubadora de melhoramento genético promete melhor a produção de leite da região e espera superar o índice de produção bovina do país em até 15%.

— O que desejamos com a incubadora é melhorar o perfil genético do rebanho de leite no Estado do Rio Grande do Norte. Temos índices de produtividade muito baixos, 30% abaixo da média nacional, que já é baixa quando comparada ao Estado de Minas, por exemplo — afirma Acácio Brito, gestor do projeto de leite e derivados do Sebrae/RN.

Essa é uma iniciativa pioneira e em um trabalho como esse, não há espaço para uma visão imediatista, como explica o gestor. Isso porque essa ação consiste na geração de um embrião que começará a mostrar resultados dentro de 3 ou 4 anos. Já em curto prazo, o objetivo é que pelo menos a produtividade de leite no estado se assemelhe à produtividade do país.

— Na medida em que o tempo for passando, espera-se superar a produtividade brasileira em até 15% — completa Brito.

A incubadora pode ser utilizada com qualquer gado leiteiro. O tipo de animal é uma escolha do produtor. Do ponto de vista do criador, a incubadora atende a dois públicos distintos. Um deles é o produtor que já seleciona a genética do rebanho. O outro consiste no criador comum, desde o pequeno que conta com uma ou 20 matrizes e que cria o gado sem nenhuma preocupação com a seleção genética.

— O edital do projeto será lançado entre a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro. O produtor ou empresa que tem interesse em participar desse trabalho precisa estar atento ao edital para inscrever seus projetos — orienta o entrevistado.

Para mais informações, basta entrar em contato com o Sebrae/RN através do número 0800-570-0800.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada