dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     20/02/2017            
 
 
    
Arroz      
Preto, branco e vermelho: os novos materiais de arroz da Epagri
Características especiais para atingir mercados diferenciados e agregar renda ao produtor rural
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marcelo Pimentel
08/03/2013

Ônix, Marques e Rubi são as três novas cultivares de arroz que a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) lançou nesta quinta-feira, 7, na Estação Experimental de Itajaí, SC. Os materiais estarão disponíveis para plantio apenas na próxima safra, mas prometem agregar valor à atividade agrícola dos produtores da região.

Os destaques são as variedades coloridas do arroz tipo agulhinha. Tanto a preta (SCS120 Ônix) como a vermelha (SCS119 Rubi) possuem características voltadas para nichos especiais de mercado, sobretudo o orgânico, por seu potencial produtivo e qualidades nutricionais. Já a variedade branca (SCS118 Marques) é adequada ao mercado consumidor tradicional de arroz branco e possui elevada produtividade, atingindo 9 toneladas por hectare.

SCS120 Ônix: elevado valor nutricional e sabor diferenciado

SCS119 Rubi: produtividade pode chegar a 7 toneladas por hectare

De acordo com o gerente da Estação Experimental de Itajaí, José Alberto Noldin, as variedades Rubi e Ônix são consideradas especiais devido ao seu aspecto, adequado a pratos mais elaborados, além da sua composição química diferenciada, destacada por conteúdos mais elevados de compostos fenólicos, importantes na alimentação pois são antioxidantes.

SCS118 Marques arroz tipo agulhinha branco tradicional

Noldin concedeu entrevista exclusiva ao Portal Dia de Campo e fala sobre todos os detalhes acerca dos lançamentos, abordando desde aspectos agronômicos até questões de mercado. Ouça a íntegra da entrevista.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Rizicultura
Palavras-chave

 
06/03/2017
Expodireto Cotrijal 2017
Não-me-Toque - RS
06/04/2017
IV Encontro Nacional da Soja
Londrina - PR
18/04/2017
IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Porto Alegre - RS
01/05/2017
Agrishow 2017
Ribeirão Preto - SP
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada