dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
Cultivar de trigo Ametista apresenta alta produtividade no RS e PR
Em alguns casos, produtividade do material ultrapassou 90 sacas por hectare
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Marianna Rebelatto, Fundação Pró-Sementes
26/11/2013

A cultivar de trigo Ametista chamou a atenção de quem passou pelo dia de campo promovido pela Coopertradição e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Pato Branco (PR). A observação é do professor do curso de agronomia da Universidade, Giovani Benin. Segundo ele, o evento reuniu aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes, agricultores e responsáveis técnicos da cooperativa. “Os participantes tiveram a oportunidade de observar o desempenho de 28 cultivares comerciais e destacaram o tipo agronômico e bom potencial produtivo da Ametista”, disse Benin.

“Por sua precocidade e alta qualidade industrial, Ametista é um material recomendado para a região fria do Paraná”, informou o engenheiro agrônomo da Fundação Pró-Sementes Thiago Baudraz. Segundo ele, características como boa sanidade, alto peso de hectolitro e espigas e grãos “graúdos” têm agradado produtores da região.

Os resultados positivos se confirmam no campo. Em Coronel Vivida (PR), a San Rafael Sementes e Cereais semeou 53 hectares para a produção de sementes de Ametista na última safra, alcançando uma produtividade de 69 sacos por hectare, o que animou o responsável técnico da empresa. “Apesar de problemas climáticos, como geada tardia, a cultivar não acamou e apresentou pH 85. A tendência é de aumentarmos a área plantada com Ametista na safra 2014/2014”, contou Ivan Dariva.

No Rio Grande do Sul, a produtividade da Ametista foi ainda maior. Em Carazinho, o proprietário da Sementes São Bento, Cornelis Souilljee, conta que obteve uma produtividade de 92 sacos por hectare em um campo de 74 hectares.

Desenvolvida pela OR Melhoramento de Sementes Ltda., Ametista é uma cultivar de trigo precoce, classificada como pão/melhorador e indicada para os estados do RS, SC e PR. O licenciamento para a produção de sementes é feito exclusivamente por meio da Fundação Pró-Sementes.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada