dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     25/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal    
Adubação Verde é tema de curso promovido pela Embrapa e MDA
Método promove melhorias físicas, químicas e biológicas para o solo, como maior mineralização e porosidade, entre vários outros benefícios
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Felipe Rosa, Embrapa Amazônia Ocidental
28/11/2014

Uma das mais conhecidas e eficientes práticas agroecológicas, a adubação verde, é tema de curso promovido pela Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) de 09 a 12 de dezembro, em Iranduba (AM), no Campo Experimental do Caldeirão. A atividade tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem junto a agricultores na implementação de práticas agroecológicas e na formulação de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável.

A adubação verde consiste na adição de biomassa vegetal diretamente ao solo, com o objetivo de preservação e conservação da produtividade da terra. O método promove melhorias físicas, químicas e biológicas para o solo, como maior mineralização e porosidade, maior capacidade de infiltração e retenção de água e maior disponibilidade de nutrientes, além de fornecimento de energia para os microrganismos. A biomassa vegetal utilizada pode ser constituída por folhas, ramos, flores e frutos novos, de plantas como o ingá e o margaridão, entre diversas outras.

Conforme o coordenador do curso, o pesquisador da Embrapa Nestor Lourenço, a Agroecologia tem um enfoque científico que visa promover produção agropecuária e estilos sustentáveis de desenvolvimento. Para ele, o curso será importante para capacitar profissionais que atuam como um elo entre esses conceitos e os agricultores. "A Assistência Técnica e Extensão Rural necessita de técnicos capacitados e com suficiente qualificação em agroecologia, para que possam contribuir, de forma decisiva, nos processos que vêm sendo implementados em todo o território nacional, razão pela qual a Embrapa Amazônia Ocidental, em consonância com o MDA, se empenham no estabelecimento de parcerias para oferecer este curso", disse.

O curso terá os seguintes instrutores: Ayrton Urizzi, Adinã Matos e Herodilson Costa, professor e bolsistas da Universidade Federal do Amazonas, respectivamente; Augusto Cruz Meirelles, Luiz Augusto Souza e Manoel Cursino, bolsista, pesquisador e técnico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), respectivamente; Francisneide Lourenço, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam – Campus Zona Leste); João Bosco Gordiano, extensionista do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam); e Nestor Lourenço, Jeferson Macêdo e Sebastião Sales, pesquisadores e técnico da Embrapa Amazônia Ocidental, respectivamente.

As atividades contam com apoio da Ufam, Inpa, Ifam – Campus Zona Leste, Idam e Instituto Amazônico Mapati.

Serviço
- Curso: Adubação Verde;
- Data: 9 a 12 de dezembro de 2014;
- Local: Campo Experimental do Caldeirão (Estrada AM 070, Km 12, final do Ramal do Caldeirão).
- Requisitos: é necessário que os participantes sejam profissionais das áreas de Agronomia, Agroecologia, Medicina Veterinária, Biologia, Engenharia Florestal ou licenciatura em Ciências Agrárias.
- Inscrições: podem ser feitas até o dia 04 de dezembro. Para isso, acesse o formulário aqui, preencha e envie para o e-mail cpaa.eventos@embrapa.br.
- Outras informações: podem ser obtidas por meio dos telefones da Embrapa Amazônia Ocidental (92) 3303-7941 e 3303-7860 ou do e-mail cpaa.eventos@embrapa.br.

Confira o folder com a programação completa do curso.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubo verde
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada