dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal      
Crotalária é uma boa alternativa para a renovação de canaviais
A crotalária é uma planta leguminosa de rápido crescimento, que tem sido utilizada para adubação verde
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Christiane R. Congro Comas, Embrapa Agropecuária Oeste
19/12/2014

Buscar alternativas para melhorar as condições e a fertilidade do solo cultivado com cana-de-açúcar é um desafios enfrentados pelos cientistas e produtores. Uma das alternativas é aproveitar os momentos de renovação dos canaviais para o cultivo de outras espécies vegetais, que possam contribuir com isso.
 
A crotalária é uma planta leguminosa de rápido crescimento, que tem sido utilizada para adubação verde e por apresentar excelência no controle dos nematóides do solo (pequenas larvas que atacam as plantas) e na fixação biológica de nitrogênio, reduzindo a necessidade de aplicação de fertilizantes nitrogenados. A grande produção de massa verde faz da crotalária excelente planta para cobertura do solo, para produção de matéria orgânica e para o controle natural das plantas daninhas.
 
Na renovação dos canaviais, que ocorre a cada quatro ou cinco anos, a crotalária pode ser cultivada entre os meses de outubro a março, quando o solo não está ocupado com a cana-de-açúcar, beneficiando o canavial que será posteriormente replantado.
 
Esse assunto foi destaque no curso intitulado "Crotalárias: Melhorias no ambiente de produção da cana-de-açúcar", que aconteceu no dia 11 de dezembro, na Agrícola Nova América, em Caarapó. A parceria entre Embrapa Agropecuária Oeste e a Biosul, com o apoio da Agrícola Nova América viabilizou a realização do curso, que contou com a participação de cerca de 25 pessoas diretamente ligadas ao setor sulcroenergético de Mato Grosso do Sul.
 
Durante o curso, que contou com aulas teóricas e práticas, foram apresentadas informações sobre a forma correta de cultivo e manejo desse importante adubo verde. Participaram das atividades os pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste: César José da Silva, Rodrigo Arroyo Garcia, Germani Concenço e Guilherme Lafourcade Asmus.
 
Conforme explica o pesquisador César José da Silva, coordenador desse projeto de pesquisa, "a crotalária apresenta bons resultados financeiros, tem ótima produção de massa e pode ser cultivada numa época em que as lavouras das usinas estão ociosas, o que faz dessa espécie uma alternativa viável para a melhoria das condições de conservação do solo". Segundo ele, o cultivo de crotalária contribui com a recuperação e desenvolvimento das lavouras, ampliando a produtividade, por meio do enriquecimento do solo. 
 
Programação
No curso, que terá continuidade em outras etapas durante 2015, foram apresentadas as características das três espécies mais comuns de crotalária: ochroleuca, juncea e spectabilis. "Falamos sobre a importância da qualidade de semente, critérios e formas de realizar a regulagem de máquinas, inclusive com atividade prática, controle de plantas daninhas e de nematóides fitopatogênicos pela crotalária", explicou o pesquisador Rodrigo Arroyo.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Adubo verde
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada