dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     01/05/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal    
Fundecitrus inaugura laboratório de controle biológico
Estrutura já abriga biofábrica de vespinhas que são inimigos naturais do inseto que transmite o greening (HLB)
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fundecitrus
26/03/2015

O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura inaugura, nesta quarta-feira (25), em Araraquara/SP, o seu laboratório de Controle Biológico, onde funciona uma biofábrica de criação de Tamarixia radiata, vespinha que parasita o psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor da bactéria do greening (huanglongbing/HLB).

A Tamarixia radiata foi encontrada no Brasil em 2005 e é uma forma eficiente e sustentável para controlar a população do psilídeo. Pesquisas desenvolvidas na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP comprovaram que há a eliminação de 70% das ninfas (fase jovem do desenvolvimento do psilídeo), em média, nos locais onde há a presença da vespinha, podendo atingir picos de 90%.

Foram investidos R$ 460 mil na implantação e manutenção do projeto no primeiro ano. Parte dos recursos foram destinados pela Bayer CropScience, como parte da parceria “Citrus Unidos”, firmada entre as instituições com o objetivo de desenvolvimento de novos produtos e tecnologias sustentáveis.

“Esse é um dos resultados de uma parceria firmada em prol do setor, com o objetivo de trazer soluções sustentáveis e tecnológicas para os citricultores. A iniciativa reforça o compromisso da Bayer CropScience com um dos mais importantes cultivos do agronegócio brasileiro”, afirma André Brante, diretor de Negócios da região Centro da Bayer CropScience.

O novo laboratório está instalado em uma área de 342 m² e tem capacidade para criar 100 mil Tamarixias radiatas por mês. Cada uma consegue parasitar até dez ninfas de psilídeo. As vespinhas serão liberadas em áreas com citros e murta que não recebem controle químico, como pomares abandonados, espaços urbanos, chácaras e sítios que têm plantas de citros ou murta podem servir de criadouros do inseto transmissor do greening.

Controle natural
A Tamarixia radiata é um inimigo natural do psilídeo, pois utiliza a ninfa do inseto para o desenvolvimento das suas larvas. Para isso, a vespinha deposita o ovo embaixo da ninfa de psilídeo, prendendo-a com uma película. Ao sair do ovo, a larva vai se alimentando do corpo da ninfa até se tornar adulta, e, desse modo, reduz a multiplicação de Diaphorina citri e consequentemente sua disseminação para pomares de citros.

A liberação de Tamarixia radiata não causa impacto ambiental pois só parasita o psilídeo Diaphorina citri.

“O objetivo do laboratório é contribuir com o manejo sustentável do HLB, proporcionando um meio natural de reduzir a população de psilídeo e consequentemente diminuir a necessidade de pulverizações nos pomares”, diz a bióloga e coordenadora do laboratório, Ana Carolina Pires Veiga.

A técnica aplicada no laboratório de criação de Tamarixia radiata foi desenvolvida no departamento de Entomologia e Acarologia da Esalq/USP em Piracicaba/SP, pela equipe do professor José Postalli Parra, responsável pelo aperfeiçoamento do método de criação da vespinha com apoio do Fundecitrus.
 
Ao todo, o Fundecitrus possui mais de 1.085 m² de laboratórios. Além do Controle Biológico possui um especializado em Diagnóstico, um de Biotecnologia e um de Ecologia Química, que é dedicado a pesquisas sobre substâncias atraentes e repelentes às pragas da citricultura.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Citricultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada