dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
Embrapa lança cultivar de trigo de sequeiro em MG
Interesse dos produtores do Brasil Central pelo trigo se deve a alguns fatores, dentre eles o vazio sanitário da soja e do feijão, além da geração de renda na entressafra
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joseani M. Antunes, Embrapa Trigo
25/06/2015

A área potencial para o cultivo de trigo no Cerrado é de quatro milhões de hectares, mas a maior oportunidade de crescimento da cultura no Brasil Central está no sistema de cultivo de sequeiro, que não disputa espaço nos pivôs com culturas mais rentáveis. Para atender esta lacuna, a Embrapa lança a cultivar BRS 404, com cerimônia durante o Dia de Campo de Trigo realizado pelo Moinho Sete Irmãos, nesta sexta-feira (26), em Santa Juliana (MG).

Segundo o pesquisador da Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), Márcio Só e Silva, o interesse dos produtores do Brasil Central pelo trigo tem crescido na última década devido a uma série de fatores, como o vazio sanitário da soja e do feijão, a necessidade de gramínea (no caso o trigo) para quebra do ciclo de doenças de hortaliças, a movimentação da infraestrutura e recursos humanos no inverno, além da geração de renda na entressafra. Contudo, da área potencial de trigo no Cerrado/Centro-oeste, apenas 5% conta com cultivo de trigo regularmente.

"A Embrapa e outros parceiros da iniciativa pública e privada têm trabalhado na adaptação e geração de tecnologias que viabilizem os melhores resultados do trigo na região. Os altos rendimentos e a qualidade do cereal no sistema de produção irrigado já são atrativos, mas a falta de água tem sido fator limitante, por isso a importância de disponibilizar uma tecnologia competitiva no sistema de sequeiro, que implica custos de produção menores", explica o pesquisador da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Júlio Albrecht.

O trigo BRS 404 deverá substituir a cultivar BR 18 - Terena, única opção de sequeiro indicada pela Embrapa desde 1886. A cultivar BRS 404 se destacou entre as testemunhas com relação à brusone durante os experimentos e foi classificada como cultivar de moderada suscetibilidade à brusone, um marco para a pesquisa já que até agora as cultivares de trigo se mostravam altamente suscetíveis à doença.

A cultivar BRS 404 está indicada para os Estados de Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal, em áreas de sequeiro, com altitudes iguais ou superiores a 800 metros. O potencial de rendimento é de 40 sacos por hectare, com classe Pão, grão duro e força de glúten (W) em 320.

O 2º Dia de Campo de Trigo, promovido pelo Moinho Sete Irmãos, com o apoio da Embrapa, está marcado para 26/06, das 8h às 15h, no município de Santa Juliana, MG. O local é a Fazenda Tapera, na BR 452, km 234, do produtor Aremor Mazzutti. Informações no telefone (34) 3233-6613 e e-mail trigo@moinhoseteirmaos.com.br.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Triticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada