dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     24/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
BRS Sanhaço será lançada em Dia de Campo de Trigo
Cultivar é de ciclo médio, com maturação fisiológica aproximada de 112 dias
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
07/08/2017

A Embrapa, a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promovem o tradicional Dia de Campo sobre a cultura do trigo, no próximo dia 18 de agosto, das 8h às 12h, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, em Londrina (PR). O evento é dirigido a profissionais da assistência técnica e produtores.

A novidade será o lançamento da cultivar de trigo BRS Sanhaço, produzida pela Embrapa e pela Fundação Meridional. Entre os destaques das estações técnicas estão a apresentação da coleção de cultivares de trigo da Embrapa e do Iapar para a região meridional do Brasil (Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul). O Iapar também apresentará seus materiais genéticos para triticale. A programação técnica prevê ainda o debate sobre o manejo fitotécnico das cultivares de trigo da Embrapa e a utilização do trigo como opção de diversificação dos sistemas produtivos.

BRS Sanhaço
De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi, a cultivar BRS Sanhaço é um trigo de ciclo médio com maturação fisiológica aproximada de 112 dias. “Esse trigo tem boa capacidade de perfilhamento em regiões mais frias, apresentando resistência às manchas foliares, giberela e debulha”, explica Bassoi.

O lançamento é um trigo da classe Pão, ou seja, a qualidade da farinha é indicada para uso comercial em panificação, considerando as médias de força de glúten e de estabilidade de farinha. A cultivar BRS Sanhaço é indicada para o Paraná (regiões 1, 2 e 3); Santa Catarina (regiões 1 e 2); Mato Grosso do Sul (região 3) e São Paulo (região 2).

Em 2016, as altas produtividades das cultivares de trigo da Embrapa, chamaram a atenção dos produtores de sementes do Paraná, maior produtor brasileiro de trigo. A BRS Sanhaço, por exemplo, alcançou média de produtividade de 5.800 kg/ha (234 sacas/alqueire), em área de 36 hectares de produção de semente básica. O produtor de sementes de Ponta Grossa, Wagner Antonio Bonfiglio, que produziu sementes para a Embrapa, diz a que a cultivar superou as expectativas. “Esperávamos sim boa produtividade, mas não que essa cultivar atingisse os níveis de rendimento que observamos”, destaca. “Também destacamos a boa sanidade e o excelente desenvolvimento das plantas, assim como, o porte ereto, porque não sofreu acamamento”, ressalta Bassoi.

Programação do Dia de Campo
8h - 8h30: Recepção e entrega de material
8h30 - 9h: Abertura e lançamento da cultivar BRS Sanhaço
9h - 12h: Estações técnicas
- Cultivares de Trigo da Embrapa
- Cultivares de Trigo e Triticale do IAPAR
- Manejo Fitotécnico das cultivares de Trigo da Embrapa
- O trigo como opção de diversificação do Sistema de Produção

As inscrições serão feitas somente no dia 18 de agosto no local do evento. Para mais informações sobre o Dia de Campo entre em contato pelo telefone (43) 3371-6067 ou pelo e-mail: soja.eventos@embrapa.br

Serviço
Evento: Dia de Campo de Trigo da Embrapa, Iapar e Meridional
Data: 18 de agosto
Horário: 8h às 12h
Local: Vitrine de Tecnologias da Embrapa – Sede da Embrapa Soja, em Londrina, Paraná (rod. Carlos João Strass, s/n)

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Triticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada