dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura    
Carneiro hidráulico é alternativa sustentável para irrigação
Com dois metros de desnível da captação até o carneiro, há possibilidade de jogar até 20 metros de altura numa distância de 200 metros
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Vacy Alvaro, Web Rádio Água
26/06/2015

Utilizar as águas de açudes para irrigar as plantações sem gastar energia elétrica ou combustível. Este é o desejo de todo produtor rural e em Santa Catarina vem sendo possível com a adoção de “carneiros hidráulicos”. Essas bombas utilizam apenas a força da gravidade para transportar grandes quantidades de água.

O nome da inovação tem origem na Idade Média, quando soldados utilizavam grandes toras de madeira para derrubar portões e muros de castelos inimigos. Essas armas eram conhecidas como aríetes, que significa 'carneiros' em latim, uma alusão às pontas esculpidas no formato que lembra o da cabeça do animal. Desta invenção resultou o "golpe de aríete", que se caracteriza pelo barulho ritmado feito pelas tubulações quando a saída de água delas é interrompida.

O desnível para o funcionamento do sistema deve ser entre um e seis metros, podendo recalcar até 60 metros de altura numa distância máxima de 600 metros. Élcio Pedrão, extensionista rural e social da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), explica o funcionamento do sistema:

“Essa bomba usa somente energia da água, com a gravidade, então precisa basicamente ter três coisas: volume de água, peso e velocidade (que se dá pela distância da captação até o 'carneiro'). A água percorre por um cano, sempre em descendente, e quando ela sofre uma interrupção surge essa força interna dentro dos canos (uma pressão muito grande dentro dos canos), que repercute numa pressão suficiente para levar a água para cima. Se tiver dois metros de desnível da captação até o carneiro, tem a possibilidade de jogar até 20 metros de altura numa distância de 200 metros”.

Ao longo do tempo, o carneiro hidráulico passou por algumas adaptações. O modelo artesanal desenvolvido pela Epagri, além do baixo custo, traz diversas vantagens aos produtores rurais e ajuda na preservação do meio ambiente:

"O carneiro industrial é muito bom. O único detalhe dele que é ruim é que ele é todo de metal, então a água não fica de uma boa qualidade quando for usado para consumo humano. Esse que é a gente monta é de PVC, então não enferruja. Outra diferença é o peso. O outro (industrial) tem uma média de 30 a 35 quilos, e esse aqui tem entre 1,3 kg e 1,4 kg. É de fácil manuseio e muito fácil de lidar. A forma de aproveitar uma água na propriedade sem gastar energia e combustível é utilizando esse 'carneiro'. Não agride o meio ambiente, não contamina, não polui, é barato, leve, de fácil manuseio e a manutenção é muito pequena. Então é uma forma sustentável de se captar água. Muito prática. No início pode parecer um pouco complicado para montar e fazer a regulagem, mas depois fica muito simples”.

Mais informações sobre as peças utilizadas e a montagem do carneiro hidráulico artesanal podem ser obtidas diretamente com o extensionista rural e social Élcio Pedrão, através do e-mail elcio@epagri.sc.gov.br.

Outros conteúdos sobre Água, Energia e Sustentabilidade, acesse: www.webradioagua.org.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada