dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Produtos e Serviços      
Plataforma reúne informações sobre agroindústria familiar
Agrofonte se propõe a disponibilizar informações sobre agricultura e agroindústria familiar de forma transparente para os técnicos, produtores e outros atores envolvidos com o desenvolvimento rural
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Aline Bastos, Embrapa Agroindústria de Alimentos
19/10/2015
Uma das principais demandas da agricultura familiar está ligada a informações sobre segurança e qualidade na produção de alimentos. Diante desse cenário, a Embrapa Agroindústria de Alimentos lança durante a Feira Semiárido Show 2015 o site Agrofonte, que traz informações e disponibiliza uma metodologia de internalização das Boas Práticas de Fabricação – BPF em agroindústrias familiares. A plataforma virtual foi desenvolvida com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, ONGs, instituições de ensino e de extensão rural.
 
O site Agrofonte se propõe a disponibilizar informações sobre agricultura e agroindústria familiar de forma transparente para os técnicos, produtores e outros atores envolvidos com o desenvolvimento rural. "Nossa visão é contribuir com informações que possam auxiliar na tomada de decisões dos agentes públicos e privados, e ajudar na elaboração de políticas públicas", explica Fénelon do Nascimento Neto, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e idealizador da proposta.
 
O Agrofonte é constituído por um espaço de acesso público e outro de acesso restrito. Os conteúdos públicos estão colocados à governança da Embrapa Agroindústria de Alimentos e dos parceiros que vem se juntar aos projetos. Os conteúdos abertos são abrangentes e envolvem o histórico da agricultura e da agroindústria familiar no Brasil, dados de assistência técnica, organizações de fomento e fiscalização, publicações, links importantes, fórum de discussão, notícias e agenda de eventos. Já as informações restritas são alimentadas pelos parceiros locais ligados às áreas de vigilância sanitária, agências de fomento, associações e extensão rural. Essa área exclusiva oferta um sistema de gestão, que propicia o acompanhamento de projetos a campo e, assim diminui o espaço de tempo entre a execução e o registro dos resultados, em tempo próximo ao real. "Dentro dessa plataforma virtual, é possível desenvolver e validar um método de extensão rural com visão de processo, ferramentas para a execução dos trabalhos de campo e seu acompanhamento", conta Fénelon do Nascimento Neto, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
 
Por meio de parcerias, o Agrofonte tem potencial de reunir informações de todos os Estados brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e agroindústria familiar no Brasil. O sucesso dessa iniciativa depende da governança de cada Estado e de suas habilidades em preencher as lacunas por informação existentes na produção agrícola e na agroindustrial familiar. "É necessário o compromisso das pessoas e suas instituições em tornar a vida dos envolvidos com a produção familiar mais fácil e melhor, nos mais distantes lugares do país", diz Fénelon.
 
Para acessar o site: agrofonte.ctaa.embrapa.br
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Agroindustria
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada