dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal    
É hora de cuidar do manejo de plantas daninhas em soja
Pesquisador ressalta importância de não deixar o mato competir com a soja para não haver perda de produtividade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Lebna Landgraf, Embrapa Soja
23/10/2015
Os produtores que já controlaram as plantas daninhas e fizeram a semeadura de soja precisam agora investir no monitoramento da lavoura, alerta o pesquisador Fernando Adegas, da Embrapa Soja. O monitoramento consiste em identificar o aparecimento de plantas daninhas, as espécies que estão infestando a lavoura, a quantidade de plantas daninhas presentes na área e o estágio de desenvolvimento das plantas.
 
A partir do diagnóstico realizado na lavoura, ou seja, da identificação das espécies, da quantidade de infestação ou até mesmo se houver plantas grandes que sobraram da dessecação, o produtor deve montar seu plano de controle.
 
O pesquisador explica que as plantas daninhas têm efeitos diretos na soja como a competição por luz, água e nutrientes, que interferem na produtividade. Também existem os efeitos indiretos como aumento no custo de produção pelo investimento em herbicidas, dificuldade na colheita e até depreciação dos grãos. "O importante é não deixar o mato competir com a soja para não perder em produtividade", alerta Adegas.
 
Se muitos produtores já fizeram a semeadura de soja, ainda há produtores que estão se preparando para o plantio. Segundo Adegas, há aqueles produtores que já identificaram plantas daninhas altas na sua propriedade, mas ainda não conseguiram fazer nenhum controle com herbicidas. "Os produtores que estão nessa situação precisam iniciar urgentemente o controle de plantas daninhas para não terem problemas durante a semeadura", diz o pesquisador.
 
Na avaliação do pesquisador, em uma segunda situação estão os produtores que já fizeram o controle de plantas daninhas com uma aplicação de herbicidas, mas ainda precisam complementar a dessecação, porque as plantas daninhas não foram totalmente controladas. "Só depois que houver o controle dessas plantas daninhas é o que o produtor pode entrar na área para fazer a semeadura de soja", explica Adegas. E em uma terceira situação estão os produtores que já aplicaram duas vezes os herbicidas para controlar o mato e que conseguiram deixá-la pronta para o início da semeadura. "Depois disso, é manter o monitoramento constante", enfatiza.
 
Confira o vídeo com o depoimento com o pesquisador Fernando Adegas.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Invasoras
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada