dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal  
Pesquisas revelam mecanismos de resistência à giberela no trigo
Mais importante doença do trigo, a giberela ainda é desafio para pesquisadores
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Joseani M. Antunes, Embrapa Trigo
28/03/2016
 
A giberela, no momento, é reconhecida como a mais importante doença do trigo, implicando em prejuízos na lavoura e na saúde humana em muitas regiões tritícolas do mundo. Após identificar vários genes do trigo relacionados à resistência à giberela, as pesquisas finalmente começam a se aproximar de um possível controle genético da doença. O tema é um dos destaques do 5º Simpósio Internacional de Giberela, no dia 06/04, em Florianópolis, SC.
 
A complexidade dos mecanismos de defesa das plantas exige grande esforço de diferentes segmentos da fitopatologia, ciência que estuda as doenças em plantas. O mapeamento genético do trigo, por exemplo, é 5 vezes maior que o genoma humano, dificultando o trabalho na busca pela identificação e localização de genes relacionados à resistência à determinada doença na planta.
 
Depois de muitos estudos sobre como as plantas de trigo respondem à infecção do fungo causador da giberela, os pesquisadores identificaram vários genes do trigo relacionados à resistência à giberela. O gene Fhb1, presente na variedade de trigo Sumai 3, com origem na China, tem sido utilizado em muitos programas de melhoramento genético. Porém, os mecanismos que tornam as plantas que carregam o gene Fhb1 mais resistentes à giberela ainda eram desconhecidos dos pesquisadores até 2015, quando dois grupos independentes, um na Áustria e outro nos Estados Unidos, começaram a desvendar esse processo de controle da doença no trigo.
 
De acordo com o fitopatologista da Embrapa Trigo José Maurício Fernandes, o gene Fhb1 decodifica uma proteína com propriedades antifúngicas que inibem o crescimento de fungos, o que confere resistência a doenças como a giberela. "É a descoberta mais importante até agora na busca pelo controle da giberela. A pesquisa está trabalhando com novas possibilidades e formas de potencializar a expressão do gene", avalia o pesquisador.
 
A importância do tema levou a uma sessão especial sobre Fhb1 na programação do 5º Simpósio Internacional de Giberela (5thISFHB), que acontece de 6 a 10 de abril, em Florianópolis, SC. A sessão está marcada para o primeiro dia, 06/04, com pesquisadores americanos (Serviço de Pesquisa Agrícola do USDA – Guihua Bai, e Universidade do Estado do Kansas – Nidhi Rawat), austríaco (BOKU, Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida – Barbara Steiner) e irlandês (Universidade de Dublin – Fiona Doohan).
 
Serviço
O que: 5º Simpósio Internacional de Giberela (5thISFHB) e 2º Workshop Internacional de Brusone (2ndIWWB)
Quando: 6 a 10 de abril de 2016
Onde: Costão do Santinho, Florianópolis, SC – Brasil
Promoção: Embrapa Trigo, Universidade de Passo Fundo, Universidade Estadual do Kansas e Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo.
Informações: http://scabandblastofwheat2016.org
 
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Triticultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada