dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/10/2020            
 
 
    
Sustentabilidade      
Diversidade de plantas valoriza a propriedade rural
Dia de campo acontece neste sábado, dia 23, em Marabá, PA
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Ana Laura Lima, Embrapa Amazônia Oriental
22/02/2019

Agricultores do Sudeste Paraense mostram que proteger e recuperar capoeiras (áreas de vegetação secundária) é um bom negócio para a família e para o meio ambiente. Prova disso é o certificado que vão receber da Embrapa, indicando a variedade de espécies nas suas áreas e os usos mais comuns. A ação acontecerá neste sábado, dia 23, no assentamento Piquiá, em Marabá (PA). 

O dia de campo “Valorização ambiental da propriedade rural” vai apresentar resultados do trabalho da Rede Amazônia Sustentável (RAS) e do Projeto Biomas. A RAS atua na região desde 2014 com o monitoramento de capoeiras em 10 propriedades rurais no município Marabá e Parauapebas. “Os pesquisadores monitoram as áreas em regeneração natural a cada dois anos e medem a quantidade de carbono e a riqueza de espécies de plantas e animais, comparando-as às florestas primárias”, explica a pesquisadora Joice Ferreira, da Embrapa Amazônia Oriental.

O trabalho é realizado em parceria com os agricultores proprietários dessas áreas. Um deles é o Sebastião Filizardo de Souza, conhecido como “Tião do Cupuaçu”, onde será realizado o dia de campo. O local, segundo a pesquisadora, tem sistemas agroflorestais multidiversos, com variadas espécies madeireiras e alta produção de frutíferas, como o cupuaçu.

Nos locais de estudos, os pesquisadores mediram o aumento de carbono (em toneladas por hectare) e da riqueza de espécies de plantas no período de 2014 a 2017. Entre os resultados do trabalho, está um levantamento com a diversidade de espécies presentes nas capoeiras e os principais usos dessas espécies, como o madeireiro, medicinal, uso para alimentação, celulose, artesanato, construção rural, entre outros.  Esse levantamento deu origem ao Certificado das Plantas da Propriedade Rural que será entregue aos agricultores parceiros. “O certificado mostra o que cada agricultor tem em sua área em termos de espécie e como essa diversidade valoriza a propriedade e gera benefícios às famílias”, destaca a pesquisadora. 

O próximo passo do trabalho é atuar na recuperação produtiva de Áreas de Preservação Permanente e Áreas de Reserva Legal. Isso significa recuperar essas áreas com o plantio de espécies que gerem benefícios – segurança alimentar e renda - ao produtor e valorizem sua área. A continuidade do trabalho será realizada pelo Projeto Inovaflora, no âmbito do Fundo Amazônia, que prevê a redução do desmatamento no território Sudeste Paraense.

RAS
A Rede Amazônia Sustentável é um consórcio de instituições brasileiras e internacionais de pesquisa, que atua na avaliação da sustentabilidade dos usos da terra no leste da Amazônia desde 2010. A iniciativa reúne mais de 30 instituições parceiras, entre elas Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Territorial (SP), contando com quase 100 pesquisadores e estudantes de diversos países.

Serviço
Dia de campo “Valorização ambiental da propriedade rural”
Local: Projeto de Assentamento Piquiá 1 (Vila Sororó - lote do Tião do Cupuaçu), a 40 minutos de Marabá.
Hora: 8h30 às 15h

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Silvicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada