|
Carregando...
Desenvolvida a partir da variedade Brasília, a cenoura Suprema é um dos destaques dos trabalhos da empresa Isla. Com raízes cilíndricas, de comprimento entre 20 e 22cm e diâmetro de 3 ou 4cm, e cor fortemente alaranjada, o avanço a cultivar é a resistência a doenças foliares, como a alternária, e aos nematóides. A coloração interna homogênea e intensa também chama a atenção, assim como a tolerância à lavagem feita pelos agricultores antes da comercialização. Todas essas características podem ser conferidas de perto durante o Isla Super Campo, evento que termina no dia 21 de janeiro e que apresenta produtos híbridos e de polinização aberta (OPs) de alto potencial aos proprietários da região metropolitana de Porto Alegre.

Atualmente, um dos pólos que se destacam no cultivo da variedade é a região de São Gotardo, em Minas Gerais. Paraná, algumas áreas do Rio do Grande do Sul, São Paulo e Bahia também ocupam parcela significativa no contexto nacional. A facilidade de plantio da Suprema está tanto nas exigências climáticas quanto nas técnicas de manejo. De acordo com Diana Teixeira Werner, presidente da Isla, a cenoura requer menor aplicação de defensivos, por conta da resistência às doenças, e poucos cuidados com adubação. O que evidencia a vantajosa relação custo/benefício em relação a híbridos.
— Em relação à produtividade, que é um grande diferencial resultante de todas as suas características, nós sempre caímos na questão de que cada região apresenta níveis diferentes. Porém, em São Gotardo, já obtivemos quatro mil caixas, o que corresponde a cerca de 75 toneladas por hectare — comenta Diana Werner, destacando que, durante o Super Campo, os agricultores poderão observar as especificidades da cultivar. Com isso, terão maior poder de escolha na hora de decidir sobre que tipo melhor se adequa à sua zona de plantio.
A presidente da Isla explica que a produção das sementes da Suprema é feita a partir da chamada manutenção básica. São realizados a seleção das melhores raízes, o controle das famílias e a perpetuação da cenoura mantendo suas particularidades. Com isso, o processo de polinização aberta é feito em áreas específicas, de onde se tiram as sementes comerciais. As plantas são cruzadas livremente, ou seja, abelhas, insetos polinizadores, aves e o próprio vento fazem com que o pólen seja levado de uma flor a outra. Segundo Diana, é isso que caracteriza as cultivares OPs.
O município de São Gotardo foi escolhido para a realização do processo de melhoramento da cenoura no ano de 2008 por oferecer condições climáticas adequadas à cultura. Um dos objetivos do melhoramento foi o pendoamento, problema recorrente nas cultivares de verão. O pendoamento ocorre quando a lavoura é atingida por baixas temperaturas. A raiz endurece e a lavoura acaba comprometida. Sendo um cultivar muito resistente ao pendoamento, a Suprema traz como benefício a ampliação do período de cultivo nas regiões onde tem estação fria.
Para participar do Isla Super Campo basta agendar a visita pelo telefone (51) 2136-6600. Os agricultores ainda poderão conferir outros materiais, como beterrabas, tomates, pimentões, pimentas, repolhos, abóboras, melões, melancias, berinjelas e pepinos.

|