dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     11/02/2026            
 
 
    
Cenoura  
Suprema produtividade de cultivar de cenoura
Polinização aberta é uma forma de manter as características especiais das sementes em campos preparados exclusivamente para o melhoramento
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
17/01/2011

Desenvolvida a partir da variedade Brasília, a cenoura Suprema é um dos destaques dos trabalhos da empresa Isla. Com raízes cilíndricas, de comprimento entre 20 e 22cm e diâmetro de 3 ou 4cm, e cor fortemente alaranjada, o avanço a cultivar é a resistência a doenças foliares, como a alternária, e aos nematóides. A coloração interna homogênea e intensa também chama a atenção, assim como a tolerância à lavagem feita pelos agricultores antes da comercialização. Todas essas características podem ser conferidas de perto durante o Isla Super Campo, evento que termina no dia 21 de janeiro e que apresenta produtos híbridos e de polinização aberta (OPs) de alto potencial aos proprietários da região metropolitana de Porto Alegre.

Atualmente, um dos pólos que se destacam no cultivo da variedade é a região de São Gotardo, em Minas Gerais. Paraná, algumas áreas do Rio do Grande do Sul, São Paulo e Bahia também ocupam parcela significativa no contexto nacional. A facilidade de plantio da Suprema está tanto nas exigências climáticas quanto nas técnicas de manejo. De acordo com Diana Teixeira Werner, presidente da Isla, a cenoura requer menor aplicação de defensivos, por conta da resistência às doenças, e poucos cuidados com adubação. O que evidencia a vantajosa relação custo/benefício em relação a híbridos.

— Em relação à produtividade, que é um grande diferencial resultante de todas as suas características, nós sempre caímos na questão de que cada região apresenta níveis diferentes. Porém, em São Gotardo, já obtivemos quatro mil caixas, o que corresponde a cerca de 75 toneladas por hectare — comenta Diana Werner, destacando que, durante o Super Campo, os agricultores poderão observar as especificidades da cultivar. Com isso, terão maior poder de escolha na hora de decidir sobre que tipo melhor se adequa à sua zona de plantio.

A presidente da Isla explica que a produção das sementes da Suprema é feita a partir da chamada manutenção básica. São realizados a seleção das melhores raízes, o controle das famílias e a perpetuação da cenoura mantendo suas particularidades. Com isso, o processo de polinização aberta é feito em áreas específicas, de onde se tiram as sementes comerciais. As plantas são cruzadas livremente, ou seja, abelhas, insetos polinizadores, aves e o próprio vento fazem com que o pólen seja levado de uma flor a outra. Segundo Diana, é isso que caracteriza as cultivares OPs.

O município de São Gotardo foi escolhido para a realização do processo de melhoramento da cenoura no ano de 2008 por oferecer condições climáticas adequadas à cultura. Um dos objetivos do melhoramento foi o pendoamento, problema recorrente nas cultivares de verão. O pendoamento ocorre quando a lavoura é atingida por baixas temperaturas. A raiz endurece e a lavoura acaba comprometida. Sendo um cultivar muito resistente ao pendoamento, a Suprema traz como benefício a ampliação do período de cultivo nas regiões onde tem estação fria.

Para participar do Isla Super Campo basta agendar a visita pelo telefone (51) 2136-6600. Os agricultores ainda poderão conferir outros materiais, como beterrabas, tomates, pimentões, pimentas, repolhos, abóboras, melões, melancias, berinjelas e pepinos. 


 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada