dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Nutrição Vegetal      
Adubação nitrogenada na soja é desnecessária
Pesquisa conduzida pela Embrapa comprova que soja não precisa da aplicação de adubos nitrogenados seja na semeadura ou no desenvolvimento
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Liliane Castelões, Embrapa Cerrados
21/12/2013

A prática da adubação nitrogenada, seja na semeadura ou em qualquer outra fase do desenvolvimento da soja, é desnecessária. O alerta é feito no período em que os produtores iniciam o cultivo da cultura por pesquisadores das equipes de Microbiologia da Embrapa Cerrados e da Embrapa Soja, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa.

Desde o início da expansão do cultivo da soja nas áreas de primeiro cultivo de Cerrado, na década de 70, houve o temor, por parte dos agricultores, de que somente a inoculação não fosse suficiente para suprir todo o nitrogênio necessário para se alcançar boas produtividades. As pesquisas realizadas na década de 80 demonstraram que, utilizando-se um inoculante de boa qualidade, a prática da adubação nitrogenada na semeadura da soja era totalmente desnecessária. Esses resultados foram confirmados na década de 90 quando a expansão do sistema de plantio direto voltou a gerar dúvidas com relação a possíveis problemas relacionados à imobilização do nitrogênio mineral do solo e/ou à competição inicial com ervas daninhas.

As pesquisadoras Ieda Mendes (Embrapa Cerrados) e Mariangela Hungria (Embrapa Soja) explicam que no final da década de 90 o lançamento de cultivares com teto elevado de produtividade e alguns resultados de pesquisa obtidos nos Estados Unidos, evidenciando resposta da soja inoculada à aplicação tardia de nitrogênio no pré-florescimento e no início do enchimento de grãos, voltaram a gerar dúvidas sobre a necessidade de adubar a soja brasileira com fertilizantes nitrogenados. Essas informações foram avaliadas de forma sistematizada pela pesquisa e novamente verificou-se a ausência de respostas da cultura da soja brasileira à adubação nitrogenada, desde que as boas práticas de inoculação fossem observadas.

Mais recentemente, a questão da necessidade de adubação suplementar com nitrogênio na cultura da soja voltou a ser objeto da atenção dos pesquisadores. O Comitê Estratégico Soja Brasil – CESB coordenou na safra 2012/2013 um protocolo de pesquisa visando avaliar a adubação nitrogenada (lanço e foliar) na fase de enchimento de grãos da soja (R5.3). Foram desenvolvidos 51 experimentos nas principais regiões produtoras de soja do País para avaliar efeito da suplementação com ureia (líquida e granulada) no estágio reprodutivo R5.3 sobre o rendimento da soja. Em 98% dos experimentos, foi avaliado a inviabilidade da aplicação de nitrogênio.

“No Brasil, graças ao processo de FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio), a inoculação substitui totalmente a necessidade do uso de adubos nitrogenados nas lavouras de soja. O inoculante contém bactérias selecionadas do gênero Bradyrhizobium que, quando associadas às raízes de soja, conseguem converter o nitrogênio da atmosfera em compostos nitrogenados, que serão utilizados pela planta”, afirma Ieda de Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados.

A substituição dos fertilizantes nitrogenados industriais pela inoculação da soja com bactérias proporciona uma grande economia. De acordo com os cálculos dos pesquisadores, o uso de apenas 20 kg de N/ha, na forma de uréia (equivalente a 42 kg desse adubo), na soja cultivada no Brasil resultaria em um custo adicional de cerca de R$ 62,50 por hectare, totalizando 1,7 bilhão de reais nos aproximadamente 30 milhões de hectares cultivados com soja em 2013.

Destaca-se também o benefício ambiental ao deixar de usar os adubos nitrogenados industrializados. Como cerca de 50% dos adubos nitrogenados aplicados ao solo são perdidos por processos como a lixiviação, desnitrificação e volatilização, esses fertilizantes causam a poluição de mananciais hídricos (rios, lagos, lençóis freáticos) e a redução da camada de ozônio que envolve o planeta, contribuindo consequente para o aquecimento global.

Inoculação
O agricultor precisa seguir algumas recomendações ao fazer o processo de inoculação da soja. Toda a operação deve ser feita à sombra ou nas horas mais frescas do dia (pela manhã ou à noite), conforme as indicações de dosagem e aplicação fornecidas pelo fabricante do inoculante.

Em solos de primeiro ano de plantio a dose recomendada é o dobro da dose normal. Quando o inoculante é turfoso verifica-se que as sementes bem inoculadas ficam recobertas por uma camada fina e uniforme de inoculante. Após a inoculação, as sementes devem ser secas à sombra e semeadas em no máximo em 24 horas, desde que fiquem protegidas do sol e umidade. Caso isso não seja possível, deve-se repetir a inoculação no dia do plantio.

Também é muito importante que o produtor atente para o fato de que o inoculante não pode ser misturado com os fungicidas e micronutrientes, pois os mesmos são, em maior ou menor grau, tóxicos para as bactérias. Primeiro deve-se fazer o tratamento de sementes com fungicidas e micronutrientes e só depois fazer a inoculação. No caso de sementes tratadas com fungicidas e inoculadas, a semeadura deve ser efetuada em no máximo 12 horas. Caso isso não seja possível, as sementes devem ser inoculadas novamente.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Fernando Penteado Cardoso
25/12/2013 09:54:15
Os produtores que utilizam 30/40kg/ha de N na soja, argumentam: 1)no SPD a camada de resíduos absorve N do solo aos se decompor; 2)o crescimento inicial rápido ajuda a controlar os inços pelo sombreamento e resulta na inserção mais alta das vagens inferiores evitando perdas na colheita; 3) afixação simbiótica do N só ocorre uns 30 dias após a emergência.Eles sabem o que fazem.

luiz egydio costantini
26/12/2013 14:44:47
Na minha experiência com plantio de soja no oeste paulista eu concordo com o colega Fernando Penteado pois realmente a soja sai com deficiência de nitrogênio e o uso do mesmo no plantio ajudam nos três itens citados acima.são estes os reais beneficios da pratica.

Fernando
26/12/2013 19:30:05
Dados de pesquisa de mais de 25 anos atrás ? A que ponto estamos chegando, hoje para produzir 80 sc/ha a nodulação é capaz de suprir N para toda esssa exportação de nutriente ? Pode ser que sim , mas não venha divulgar informação com 25 anos de atraso

José Rodrigues do Nascimento Sobrinho
13/01/2014 18:29:36
Senhores tudo bem? Quanto a pesquisa realizada, onde encontra-se os trabalhos com os seus requisitos e critérios de avaliação, para podermos fazer uma análise. Onde podemos ter acesso a estes dados? No aguardo de tais informações.
Atenciosamente,

João Alves
17/02/2014 15:33:25
Meus caros, boa tarde. Levanto algumas questões que acredito serem pertinentes quanto a esse resultado.
Para altas produtividades, somente a inoculação é suficiente para suprir a necessidade do elemento N para essa cultura? Quais foram as produtividade esperadas e obtidas nesses trabalhos? Será que a fonte nitrogenada utilizada é a mais adequada para essa ocasião? A solução de uréia não poderia ter ocasionado alguma fitotoxicidade na cultura? Porque a aplicação foi realizada no estádio R5.3, e não em estádios mais precoces, como por exemplo no momento em que a cultura mais demanda por esse nutriente?
São questões que colocam em dúvida os resultados desses trabalhos (que até o momento ninguém viu) e principalmente na conclusão.

Rogério Troyner
09/06/2015 16:28:14
A adubação nitrogenada em soja funciona apenas em áreas novas (1º,2º ano) de plantio para "ajudar" o inoculante.
Em solos com vários anos de cultivo, é desnecessário o uso.
Vi, em alguns casos, o crescimento vegetativo da planta, mas não resultando em maiores produtividade.
Tanto nas regiões do Cerrado como também na região Amazônica (Pará).

Para comentar
esta matéria
clique aqui
6 comentários
Anater revitaliza serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural no país
Nova agência nasce para efetivar a parceria entre pesquisa, assistência técnica e extensão rural
Alface com maior teor de ácido fólico
Embrapa desenvolve materiais geneticamente modificados que produzem mais das moléculas que dão origem ao ácido fólico
Adubação nitrogenada na soja é desnecessária
Pesquisa conduzida pela Embrapa comprova que soja não precisa da aplicação de adubos nitrogenados seja na semeadura ou no desenvolvimento
Colhedora adaptada de girassol tem maior velocidade
Produtores devem criar suporte entre 50 e 60cm de altura na plataforma de milho usando telinha ou saco de adubo
Manejo correto de inseticida evita custo excessivo
Identificação de espécie da praga e realização de amostragens são métodos indicados para combate na sojicultura
A agricultura irrigada e as demandas atuais da sociedade
A incorporação de conceitos atuais como #quot#irrigação deficiente#quot#, #quot#efeitos compensatórios de déficits hídricos#quot# e #quot#inclusão da eficiência de uso de água na avaliação da irrigação#quot#, decisivos para assegurar a sustentabilidade da agricultura irrigada, ainda não consegue sensibilizar muitos técnicos
Adubação foliar de enxofre: uma aliada para o agricultor
Alguns dos fatores que contribuem para a deficiência do enxofre no solo são o uso contínuo de fórmulas com baixo teor ou ausência do nutriente, a alta produtividade de culturas que exportam o elemento pelos grãos e regiões de plantio convencional sem presença da palha na superfície
Problemas iniciais em soja
Alguns dos sintomas causados por herbicidas, por insetos e mesmo por estresses fisiológicos podem ser confundidos com danos causados por doenças, levando a erros de diagnóstico e, consequentemente, de manejo
Biblioteca da Embrapa: uma rica fonte de pesquisa disponível aos amazonenses
Atualmente, acervo conta com mais de 24 mil peças bibliográficas em diferentes suportes: livros, folhetos, teses, separatas, periódicos, CDs, DVDs e mapas
Comercialização de café: administrando riscos através do mercado futuro
É importante entender que a colheita é o fruto do que foi feito durante toda a implantação e manutenção do cafezal, e que um bom manejo resulta em uma lavoura mais produtiva e na produção de grãos de qualidade. Mas, não adianta produzir bem sem vender bem
Como o marketing e a comunicação pode ajudar na educação do produtor?
A parceria da mídia também será essencial e, junto com ela, o grande desafio de alistar as mídias sociais nessa guerra pela educação e capacitação para a sustentabilidade
O momento da automação agropecuária
Cada vez se torna mais premente viabilizar a automação em maior escala em função da contínua redução de mão de obra para atuar em diferentes atividades no campo, um cenário comum nos países desenvolvidos e que avança rapidamente no Brasil
Milho safrinha é opção para suplementar alimentação do rebanho
Segundo pesquisador, milho produz a melhor silagem para o gado porque o grão tem qualidade superior, melhor digestibilidade e maior valor nutritivo
Meliponicultura: rainhas in vitro podem alavancar atividade
Pesquisadores desenvolvem nova técnica que permite criação de abelhas sem ferrão em massa
Ferrugem da soja: rápida disseminação preocupa
Mesmo só tendo sido detectada mais tarde, doença vem se alastrando rapidamente
Broca-do-fruto faz produtores abandonarem plantios de cupuaçu
Pesquisa busca soluções para a praga, que é mais grave nos estados do AM e RO onde os plantios estão sendo abandonados devido à alta incidência. PA e AP também já relatam presença da praga

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada