dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Genética Vegetal      
Recursos genéticos vegetais e animais bolivianos
Programa de cooperação permite que Brasil e Bolívia enriqueçam acervos de informações a respeito de recursos genéticos vegetais e animais
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Fernanda Diniz, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
30/01/2013

Os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Arthur Mariante e Marcos Gimenes, estiveram na Bolívia entre os dias 13 e 19 de janeiro, onde visitaram instituições voltadas às pesquisas de recursos genéticos vegetais e animais que vêm sendo desenvolvidas pelo INIAF e instituições parceiras nos departamentos de Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Oruro e La Paz. A iniciativa faz parte de um projeto do governo brasileiro, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das Relações Exteriores – MRE, que tem como objetivo oferecer cooperação técnica para fortalecer o sistema de recursos genéticos da Bolívia.

O enfraquecimento deste sistema se deu, principalmente, pela extinção do IBTA – Instituto Boliviano de Tecnologia, que resultou na dispersão do material genético por várias instituições do país, como: fundações, universidades e ONGs, entre outras. Em 2010, foi criado o INIAF – Instituto Nacional de Inovação Agropecuária e Florestal com a missão de reunir novamente os recursos genéticos da Bolívia e organizar o seu manejo com vistas à conservação e uso sustentável. Para isso, o presidente do Instituto, Lucio Tito, solicitou ajuda ao governo brasileiro, o que resultou na assinatura de um convênio bilateral entre Brasil e Bolívia, em 2010.

Alpacas no Parque Nacional Sajama

O Brasil tem hoje um sistema muito sólido e organizado para conservação de recursos genéticos vegetais, animais e de micro-organismos, que é gerido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia a partir da Plataforma Nacional de Recursos Genéticos. Durante a viagem, os pesquisadores apresentaram o funcionamento da Plataforma, que congrega quatro projetos em rede, sendo três voltados à conservação de recursos genéticos – vegetal, animal e micro-organismos – e um quarto transversal, que abrange: curadoria, documentação, marco regulatório de acesso ao patrimônio genético, além de intercâmbio e quarentena de material genético. A gestão em rede permite integrar as ações de recursos genéticos em nível nacional, envolvendo: unidades da Embrapa, instituições de pesquisa estaduais, universidades públicas e privadas, associações de criadores e produtores e empresas privadas

Segundo Mariante, a visita aos centros de pesquisa bolivianos fechou a primeira etapa do projeto, na qual foi realizado um diagnóstico da atual situação do sistema de recursos genéticos do país e sugeridas melhorias para que fique mais homogêneo e eficiente. A segunda parte será dedicada à vinda de pesquisadores bolivianos ao Brasil com objetivos mais específicos, a partir das necessidades levantadas pelo diagnóstico.

Uma das variedades de lupinus

Coleção de base e sistema de curadorias
Durante a visita à Bolívia, os pesquisadores visitaram universidades e centros de pesquisa bolivianos, onde são mantidos os principais bancos de recursos genéticos do país, como: milho, mandioca, batata, cana de açúcar, curcubitáceas e pimentas, além dos bancos voltados aos cultivos andinos, como quinoa, amaranto e espécies florestais, entre outros. Atualmente, o sistema boliviano de recursos genéticos inclui mantém conservadas: 1.555 amostras de batata; 1.490 de milho; 1.054 de amendoim; 483 de cucurbitáceas; 387 de pimentas; 3.178 de quinoa e 216 de amaranto, entre outras espécies alimentares e florestais, em bancos ativos e em coleções in vitro.

Mas, não há no país nenhuma coleção de base, na qual as espécies sejam conservadas em longo prazo em câmaras frias a 20ºC abaixo de zero. A implantação de uma coleção de base, a exemplo da que existe na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que hoje é a maior da América Latina e conta com mais de 120 mil amostras de sementes, é uma necessidade premente, especialmente porque a Bolívia é uma país megadiverso. “A coleção de base é uma cópia de segurança de espécies vegetais cultivadas no país, que são mantidas também em diferentes locais, e é uma garantia de segurança alimentar para as gerações atuais e futuras, já que conserva as sementes a longo prazo”, ressaltou Mariante.

A criação de uma coleção de base centralizada no INIAF, que envolva tanto recursos genéticos vegetais quanto animais foi uma das sugestões apresentadas pelos pesquisadores brasileiros ao diretor do Instituto e ao Embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato, ao fim da visita, como um resultado preliminar do diagnóstico realizado.

Além disso, sugeriram também a criação de um sistema de curadorias, o que permitiria, não só organizar e gerir as informações relacionadas a recursos genéticos de forma integrada, bem como integrar os pesquisadores das diversas instituições que vêm se dedicando à conservação de recursos genéticos naquele país.

Vale destacar que o INIAF mantém um banco de hortaliças bem diversificado, com ênfase em: tomate, cenoura, cebola, brócolis, alface e couve-flor. Os pesquisadores bolivianos demonstraram grande interesse no cultivo da cenourete, uma minicenoura desenvolvida pela Embrapa Hortaliças similar à "baby carrot" americana. A cenourete foi desenvolvida a partir de uma tecnologia de processamento mínimo - uma torneadora desenvolvida a partir de um descascador comercial de batatas – e, por isso, simples e acessível a qualquer agroindústria familiar.

Bolívia possui mais de 3 mil amostras de diferentes materiais de quinoa

Em termos de recursos genéticos animais, os trabalhos de conservação in situ desenvolvido na Bolívia, priorizam as espécies de camélidos sul americanas (alpacas e lhamas), que são espécies de importância econômica para aquele país, e que não encontram similar no Brasil. Em visita aos trabalhos que aquele instituto realiza no Parque Nacional de Sajama, a 4.650 m de altitude, os pesquisadores sugeriram a implantação de um banco de sêmen e de embriões (conservação ex situ) a fim de assegurar a manutenção da variabilidade genética dos rebanhos, uma vez que a indústria está buscando apenas os animais de pelagem branca, o que permite o tingimento da lã nas mais diversas cores. Além da lã naturalmente colorida (preta, bege e cinza) ser de grande importância para o artesanato, que é responsável por um enorme retorno econômico para as comunidades, os animais com diferentes pelagens poderão apresentar características de adaptação e tolerância a enfermidades ainda não identificadas, e que poderão ser fundamentais para futuros trabalhos de melhoramento genético dessas espécies. 

Muitas possibilidades de intercâmbio
A visita à Bolívia deixou clara também a possibilidade de aumentar o intercâmbio de material genético entre Brasil e Bolívia, especialmente de cereais, fruteiras, hortaliças, florestais, raízes e tubérculos e forrageiras. Um dos grandes interesses para o Brasil são os cultivos andinos, como quinoa, amaranto e chia. Essas espécies vêm sendo cada vez mais valorizadas pela população brasileira como alimentos funcionais e a Bolívia possui enorme variabilidade genética. Portanto, a troca de material genético pode ser muito positiva para ambos os países.

Outras expectativas dos pesquisadores bolivianos em relação à parceria com a Embrapa são as pesquisas de controle biológico de pragas agrícolas, nas quais a Embrapa já está bastante avançada, e o sistema “Alelo”, desenvolvido pela Empresa para a documentação de recursos genéticos, que já está em fase final de desenvolvimento. As ações de cooperação técnica nessas áreas, incluindo o processamento da cenourete, serão discutidas durante a segunda etapa do projeto de fortalecimento do sistema de recursos genéticos da Bolívia, com a vinda dos pesquisadores ao Brasil.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Recursos genéticos vegetais e animais bolivianos
Programa de cooperação permite que Brasil e Bolívia enriqueçam acervos de informações a respeito de recursos genéticos vegetais e animais
Arroz: sistema com plantio direto e regime intermitente de água emite menos metano
O metano é produzido em solos inundados por bactérias e drenagem diminui emissão para a atmosfera, uma vez que a aeração do solo inibe a sua produção
Cultivares resistentes de feijão para Minas Gerais
Variedades melhoradas desenvolvidas pela Epamig apresentam resistência às principais doenças como antracnose e ferrugem
Qualidade e sustentabilidade no Agro
Brasil é visto como a #quot#fazenda do mundo#quot#, o país que mais vai contribuir para atender a demanda crescente por alimentos. Mas não basta a quantidade produzida, é essencial qualidade
A importância da pesquisa para o produtor de banana
As consequências econômicas da sigatoka-negra desde sua chegada ao Acre repercutiram na menor geração de emprego e renda nos diversos segmentos da cadeia produtiva
Copa 2014 verde e sustentável
Entre as linhas de ação que tem relação direta com o evento, estão a mitigação de infraestrutura e energia, com destaque para ações envolvendo oportunidades para reflorestamentos e recuperação de áreas degradadas
Coisas do Século XXI
Pensando-se sistemicamente, o que está em jogo não é essa ou aquela questão em particular, mas a confiança da opinião pública nas cadeias produtivas de alimentos
Reciclagem da vinhaça via compostagem será validada em Alagoas
Compostagem é uma estratégia tradicional de reciclagem de resíduos orgânicos, cujo produto final constitui um fertilizante de alto valor agronômico
Manejo da Caatinga é essencial ao desenvolvimento do Semiárido brasileiro
O Bioma Caatinga encontra-se altamente alterado por atividades antrópicas. Superando 51% de áreas degradadas, é considerado o terceiro bioma brasileiro mais alterado pelo homem
Qualidade e estabilidade: marca registrada das cultivares BRS
No 17º Showtec, o público pode conhecer a contribuição da Embrapa, em parceria com a Fundação Meridional, para a sojicultora em Mato Grosso do Sul
MT ganha manual de boas práticas para cultura do algodão
Com contribuição da Embrapa, IMAmt lança manual de boas práticas de manejo do algodoeiro em Mato Grosso
Consórcio de palmeira com acácia dobra renda
Plantio de acácia negra feito 1 ano antes, protege palmeira real, além de oferecer rendimento duplo ao produtor
Biofábrica Clones da Amazônia
Operando há um mês no Acre, iniciativa tem como meta a produção de mudas de banana e abacaxi para incentivar fruticultura no estado

Conteúdos Relacionados à: Melhoramento genético
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada