Carregando...
Cerca de 70% dos insumos utilizados no Brasil para corrigir deficiências do solo e aumentar a fertilidade são importados. Os brasileiros não conseguem competir com as indústrias estrangeiras dos insumos convencionais, o que faz com que o preço destes produtos seja bem alto. Dezenas de pesquisadores brasileiros estão estudando formas alternativas de substituir estes insumos que são importados para baratear o custo dos agricultores. A rochagem é uma destas alternativas. O principal benefício desta matéria-prima seria a sua abundância em território nacional. Rochas que podem virar produtos agrícolas são encontradas em todas as regiões do Brasil em grande quantidade e já existem indústrias suficientes para transformar as rochas em insumos.
— O Brasil tem grandes depósitos de rocha que têm potencial como uso pra este fim. Entretanto, o País ainda usa de forma mais geral as fontes convencionais. A primeira questão é a cultural, que a gente tem que desenvolver para fazer esta substituição gradativa do uso das fontes convencionais pelas alternativas. O Brasil já tem várias empresas que produzem pó de rocha, mas não temos uma normatização. Um dos temas discutidos no I Congresso Brasileiro de Rochagem foi justamente esse, a normatização do uso da produção e do uso destas rochas como fontes de nutrientes — diz o pesquisador Éder Martins, da Embrapa Cerrados e autor do livro Anais do I Congresso Brasileiro de Rochagem.
As principais rochas usadas neste processo, segundo o pesquisador, seriam principalmente as ígneas, algumas rochas metamórficas e algumas rochas sedimentares, especialmente aquelas que são ricas em nutrientes como potássio, cálcio e magnésio. Martins diz que o Brasil é o principal país, na pesquisa, que estuda rochas como fontes de nutrientes, justamente porque o País é abundante nestas rochas e pode se tornar um dos principais a usar esta tecnologia alternativa para os insumos agrícolas.
— A pesquisa é extremamente importante por causa da nossa dependência de fontes importadas. O Brasil é extremamente dependente destes insumos agrícolas e, portanto, a rochagem é uma alternativa a estes insumos convencionais. A finalidade é justamente validar e estudar o efeito e as consequências do uso destas rochas para a fertilidade do solo e a produção agrícola. O pó de rocha pode ser usado especialmente como fontes de nutrientes, ajuda na correção de acidez do solo e também é um excelente condicionador, em que aumenta a fertilidade natural do solo e consegue guardar os nutrientes por mais tempo no solo. Estas novas fontes são mais sustentáveis, mais adaptadas às condições tropicais — explica.
|
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores. |