dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Meio Ambiente      
Áreas degradadas por mineração: recuperação demora 30 anos
Exploração de minério deixa terras totalmente estéreis que requerem medidas como o plantio de leguminosas durante anos
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
19/07/2010

Centenas de hectares de terra espalhados pelo país sofrem com a exploração incorreta e se tornam impróprios para a plantação. Os motivos são vários, entre elas a exploração de minérios que pode chegar a causar buracos de até 50 metros para a extração mineral. Para isso, a primeira coisa a ser feita pelos extrativistas é a remoção de toda a vegetação nativa da área, árvores são cortadas e toda a camada superficial do solo é destruída, acabando com as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e tornando-o estéril. Para recuperar centímetros de áreas degradas são necessárias décadas, dependendo do tipo de minério extraído e da região isso pode levar, no mínimo, 30 anos e não há garantias de que o solo volte a ter o mesmo nível de fertilidade do que antes da exploração.

Alguns pesquisadores brasileiros dedicam seus trabalhos à recuperação destas áreas degradadas, um deles é o professor de biogeoquímica da Unesp (Universidade Paulista) Wanderley José de Melo. Ele coordena a recuperação de uma área degradada pela extração de estanho na Floresta Nacional do Jamari, na Região Amazônica, Estado de Rondônia, e vai apresentar os resultados do que está sendo feito no local durante a 18º Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, que acontece de 8 a 13 de agosto, em Teresina, Piauí.

— Nós temos vários tipos de mineração podemos extrair calcário, argila e no caso da palestra que será apresentada no evento é o trabalho sobre mineração em cafiterita, que é um minério de estanho. Toda a parte fértil e a vegetação que cobria o solo é removida para ser feita a escavação do minério, que chega a até 50 metros de profundidade. Com isso, você tem uma área totalmente estéril, não nasce nada nesta área, apesar de você ter toda a floresta amazônica no entorno com um excelente banco de sementes. O que a gente tem que fazer é tentar restituir ao solo as suas propriedades físicas, químicas e biológicas para devolver este solo para o sistema de pastagem ou para restituir a própria floresta nativa do local — diz Melo.

O professor explica que a primeira coisa que os pesquisadores devem fazer para começar a restituir a área é ir ao local e fazer um levantamento da vegetação ao entorno da área degradada para saber que árvores predominam e qual é o nível de fertilidade de solo da região. Depois, é preciso verificar como está a topografia do terreno e entender como ela foi alterada pelos buracos da mineração. Uma amostra do solo degradado é retirada para ser estudada nos laboratórios e é testada em casas de plantas experimentais para que os pesquisadores entendam que tipo de vegetação irá se adequar àquelas condições e que adubação precisa ser feita. A partir daí, começam as ações de fato na área.

No caso da recuperação da Floresta Nacional do Jamari, os pesquisadores instalaram terraços para conter a erosão e plantaram, durante três anos seguidos, um coquetel de leguminosas para adubação verde como mucuna preta e feijão de porco. Em paralelo a isso, foi feita uma adubação específica e calagem para permitir o crescimento inicial destas plantas. Aos poucos, o solo foi recuperando os níveis de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica na camada superficial e, a partir do quarto ano, eles começaram a plantar mudas nativas da região. O projeto começou em 1997 e já há plantas que atingem os 30 metros de altura, mas Melo diz que ainda serão preciso décadas para que a produtividade e fertilidade voltem aos altos índices de antes da degradação.


— Anualmente é feito um poroamento das mudas, porque começa a crescer outro tipo de vegetação que vai concorrer com a muda, temos que fazer a reposição de mudas que provavelmente morreram, porque aquele material que sobrou tem pouca capacidade de retenção de água e a planta cresce bem no período chuvoso, mas no período seco ela corre o risco de morrer. A gente vai à área, tira uma mostra de solo do local que está sendo recuperado e da mata que está ao seu entorno e faz a comparação. Ainda não temos dados precisos para informar, mas deve ser coisa de mais 15 a 20 anos ainda para voltar aos níveis de fertilidade, mas a gente espera que com 7 a 10 anos já se pare de ter os cuidados, porque a partir daí, a própria natureza vai cuidando. As sementes germinam e gradativamente a paisagem vai se assimilando com a que existia antes — explica.

O professor de biogeoquímica diz que antes dos 40 anos de projeto não acredita que a fertilidade retorne como antes e nem sabe se quando chegar este tempo ela estará totalmente recuperada, mas diz que as medidas devem ser pensadas a longo prazo, principalmente a nível de floresta, o mais importante é dar condições para que o solo vá retomando a fertilidade gradativamente para que as raízes vão se aprofundando, as plantas crescendo e a fauna típica volte à área. Ele diz que este aspecto também é importante, já que quando a exploração mineral foi feita, retirou toda a cobertura do solo e expulsou a fauna que vivia na região.

— O que eu gostaria de colocar é que é muito importante não só na Amazônia, porque a gente gosta de falar muito na Amazônia, mas recuperar áreas do Brasil como um todo. Existem muitos e muitos hectares de terras que são degradadas e se tornam impróprias para a produção. Nós temos que tomar muito cuidado porque o solo é um patrimônio e um bem não-renovável. Para que você destrua uma camada de 5 centímetros de solo é preciso centenas de anos de recuperação — ressalta Melo.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Avílio A. Franco
12/08/2010 16:14:07
Estes resultados vem de encontro aos resultados obtidos deste 1992 pelo grupo de pesquisadores da Embrapa Agrobiolobia em Porto Trombetas -Oriximina - PA, com sucesso tecnologia de de RecuperaþÒo de -reas degradadas por MineraþÒo de bauxita, revegetaþÒo de dep¾sitos de lavado de bauxita e em Barcarena -AM em tanques de rejeitos de produþÒo de alumina utilizando leguminosas arb¾reas associadas a fungos micorrÝzicos e noduladas com bactÚrias fixadoras de nitrogÛnio.

LUIIZ HENRIQUE DA SILVA SANTANA
09/02/2013 20:17:52
São louváveis as técnicas, métodos e objetivos de estudos e práticas em voga na recuperação de áreas degradadas, entretanto, o tempo entre a recuperação do solo, flora e fauna são opostos ao tempo da racionalidade instrumental advinda do Capitalismo no que tange ao modelo econômico vigente utilizador da matéria-prima advinda da extração mineral. Ou seja, não se ferifica a equalização entre recuperação ambiental inerente a uma unidade de área/solo e novas extrações em outras unidades de área/solo no modelo econômico-capitalista.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: 18ª Manejo e Conservação de Solo e Água
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada