dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
   
Desafios e perspectivas da agricultura em montanhas
Evento abre discussão e alavanca estudos sobre o ecossistema dessas regiões para elaborar documento com recomendações
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo
21/07/2010

O I Workshop sobre o desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha acontece em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 de julho. Durante o evento, serão discutidos vários aspectos da agricultura na condição de montanha como os desafios do setor, as estratégias para alavancar pesquisas, desenvolver a agricultura e as particularidades do ecossistema. Apesar de cerca de 80% da água doce da superfície do Planeta ser proveniente das montanhas e milhares de pessoas dependerem deste ambiente, no Brasil, não há muitas pesquisas sobre as práticas agrícolas destas regiões.

Um dos objetivos do workshop, promovido pela Embrapa Agrobiologia, é tentar suprir esta carência de informações. A pesquisadora Adriana Aquino, uma das organizadoras do evento, diz que ao final do evento será produzido um documento com os aspectos mais relevantes da agricultura em montanhas, assim como as perspectivas de crescimento e os desafios da atividade para incentivar as pesquisas. O Ministério do Meio Ambiente criou recentemente a câmara técnica sobre os ecossistemas de montanhas e está elaborando um programa nacional, que segundo Aquino, vai possibilitar que as montanhas sejam incluídas na agenda nacional das pesquisas científicas.

— Cerca de 80 por cento da água doce da superfície do planeta procede das montanhas e metade da humanidade depende das águas da montanha. com base nas informações que dispomos hoje entendemos que os sistemas agroflorestais sejam os mais adequados a esses ecossistemas. Por outro lado ainda precisamos gerar informações técnicas que possam garantir a produção de alimentos e a  manutenção dos serviços ecológicos, de modo a subsidiar as formulações de políticas publicas que legitimem a produção agrícola nesse ambiente. As montanhas compreendem uma ampla gama de ecossistemas em uma distância relativamente curta e assim podem abrigar grande riqueza de espécies e algumas das paisagens mais espetaculares — diz a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Adriana Aquino.

Segundo ela, é preciso que sejam feitos muitos estudos sobre as montanhas no Brasil porque este ecossistema é muito frágil e ainda precisa superar algumas dificuldades. Entre os desafios citados pela pesquisadora estão a dificuldade de conciliar a produção econômica com a conservação da paisagem e dos cursos d'água, que são extremamente importante. Além disso, há o isolamento geográfico, que dificulta o transporte, a comercialização e o desenvolvimento adequado destas áreas. Outra questão são as restrições da legislação que, segundo Aquino, colocam na ilegalidade muitas atividades agrícolas. Ela diz que as montanhas são ecossistemas extremamente frágeis e vulneráveis à erosão acelerada do solo, aos deslizamentos de terra e à rápida perda da diversidade genética.

No entanto, apesar das dificuldades, a cidade-sede do evento é um exemplo muito positivo para os produtores. Nova Friburgo é a maior produtora de couve-flor do país, assim como a segunda maior produtora de flores de corte do Brasil. Ela também é a maior produtora de morango e truta do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a cidade concentra 44% do que sobrou da vegetação original da Mata Atlântica. Não há uma restrição ou indicação de cultura ideal para as montanhas, porque o que deve ser levado em consideração é a forma de se trabalhar a agricultura na região, com cuidados diferenciados de manejo. São cultivados desde grãos como o café, frutas como maçã e uva, hortaliças e até pecuária leiteira. Porém, Aquino explica os cultivos perenes e que promovem a cobertura do solo, sem grandes revolvimentos de terra, são mais adequados para as regiões montanhosas.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Sabrina Christina
22/07/2010 13:18:21
Devemos sim valorizar nossas montanhas. Eventos como esse sÒo muito importantes, o Brasil tem de estudar e trabalhar as montanhas, estÒo que sÒo tudo em muitas cidades de grande potencial turÝstico, industrial e na agricultura familiar.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: BRASIL
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada