dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    
Sementes e Mudas    
Avanços tecnológicos da cultura do milho no Brasil
Potencial para alcançar elevados índices de produtividade com estabilidade
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Pioneer
26/01/2011

A cultura do milho vem apresentando grandes avanços tecnológicos nesses últimos anos. Até meados da década de 90, as melhores propriedades alcançavam médias entre 7.500 a 8.000 kg/ha e, mesmo assim, estavam concentradas em poucos agricultores. Apesar da baixa produtividade média no Brasil, hoje ao redor de 3.700 kg/ha, em inúmeras regiões existem propriedades que apresentam médias acima de 10.000 kg/ha. Também já não é mais uma exceção encontrar lavouras com produtividades entre 12.000 e 14.000 kg/ha em muitas regiões e por inúmeros agricultores brasileiros.

Com o objetivo de mostrar essa nova realidade brasileira, procurou-se analisar em 9 estados brasileiros (RS, SC, PR, MS, SP, MG, GO, BA e DF), por meio de amostragem envolvendo 108 locais, a correlação existente entre a produtividade e as práticas de manejo adotadas.

A amostra representada por 108 locais totalizou uma área plantada com milho de 47.250 hectares. Todas as áreas obtiveram médias de produtividade acima de 9.600 kg/ha, sendo que a média geral foi de 11.532 kg/ha.

A genética e os programas de melhoramento

A genética representada pela semente guarda a maior fonte de tecnologia. Atualmente a semente é o maior veículo de tecnologia. Nela está contido um conjunto de características agronômicas que permitem que os agricultores alcancem ilimitados índices de produtividade em boa parte do território brasileiro. Assim, a capacidade de adaptação às diferentes regiões, tipos de solo, níveis de fertilidade, época de plantio, altitude, tolerância às doenças e às pragas, além de outras características, estão diretamente ligadas à genética. Para os próximos anos, essa importância ganhará ainda maior significado devido à biotecnologia e uso de marcadores moleculares que incorporarão características ainda mais específicas.

No gráfico 1 é possível observar a produtividade média dos agricultores amostrados. Os índices apresentados exemplificam claramente os atuais potenciais genéticos dos híbridos existentes no mercado.

 

O ambiente e suas variações 

Fatores como disponibilidade de água, nutrientes, luz e temperatura são fundamentais para que o potencial genético se expresse ao máximo. Porém, a maioria dessas condições foge ao nosso controle. Apesar das melhorias nas previsões climáticas, ainda é difícil conhecer com precisão a sua frequência, intensidade, localização, época e duração.

Fato similar ocorre quanto às diferentes altitudes. As áreas de cultivo de milho no Brasil variam entre 50 até mais de 1.000 metros de altitude. Durante muito tempo, pensou-se ser apenas possível obter altas produtividades em elevadas altitudes, ou seja, acima de 700 metros. Mas, não é o que mostram os dados e análises feitas nessas propriedades. Veja o gráfico 2.

Atualmente, os híbridos modernos, mais “tropicalizados”, combinados com determinadas práticas de manejo permitem que a produtividade se aproxime ao máximo das obtidas em ambientes de maior altitude, onde a taxa respiratória é menor e, consequentemente, uma maior quantidade de açúcares formados no processo de fotossíntese é transformado e armazenado nos grãos.

 

Sistemas de produção: a importância das práticas de manejo 

A adoção de adequadas práticas de manejo só faz sentido quando planejadas e integradas dentro de um sistema de produção.

Alguns destes sistemas adotados há vários anos e em crescente nível de adoção foram: a rotação de culturas, o plantio de híbridos com diferentes características agronômicas como ciclo, por exemplo, mas, principalmente, as melhorias das condições físicas e químicas do solo, onde o plantio direto tem papel fundamental.

Veja no gráfico 3 o percentual de adoção do sistema de plantio direto entre os produtores pesquisados. Isso reforça a importância do trabalho planejado com sistemas.
  

Redução do espaçamento

A redução do espaçamento traz para a cultura do milho significativos benefícios, principalmente quando combinado com outras práticas como aumento da população e nível de adubação.

Em função de uma melhor distribuição espacial, as plantas de uma lavoura conseguem utilizar de maneira mais eficiente os recursos luz, água e nutrientes, resultando em plantas com maior capacidade produtiva.

Observe, nos gráficos 4 e 5, como está distribuído o uso do espaçamento entre os agricultores estudados e as respectivas produtividades, correlacionando-as com o espaçamento utilizado.

 

 População de plantas

Graças aos programas de melhoramento, foi possível desenvolver híbridos mais responsivos ao aumento de população. A adoção desta prática está diretamente ligada ao posicionamento dos híbridos e ao nível tecnológico adotado dentro de uma região.

Veja nos gráficos 6 e 7 como está distribuída, atualmente, a população de plantas entre os agricultores estudados e as respectivas produtividades correlacionando-as com a população de plantas utilizada.

 
          

Adubação nitrogenada

 Também dentro deste estudo foi levantada a quantidade e os resultados alcançados com as diferentes doses utilizadas. O gráfico 8 mostra os diferentes níveis de nitrogênio total, incluindo plantio e cobertura aplicada pelos agricultores amostrados.  

Analisando os dados do gráfico 9 e comparando com os níveis aplicados anos atrás, quando poucos agricultores chegavam a aplicar 100 kg de nitrogênio por hectare, em média, observa-se que houve grande aumento na aplicação nitrogenada no Brasil, onde combina

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Simone
23/05/2013 09:41:34
E os gráficos 8 e 9 da adubação nitrogenada?? Gostaria de ver. Obrigada.

Gabriel Silva
26/10/2021 10:44:36
Eu utilizo um app fantástico com ele posso ver tudo o que meu filho faz no celular como chamadas, mensagens e ainda consigo ver a câmera em tempo real, assim fico de olho no que meu filha faz sem estar por perto recomendo muito. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-line

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Milhocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada