|
|
Kamila Pitombeira
29/10/2012
|
Carregando...
Na hora de aplicar agrotóxicos na plantação, muitas vezes, o produtor se depara com problemas como escorrimento, perda do produto para o solo e manchas no fruto. Para minimizar esses efeitos, a Embrapa Meio Ambiente desenvolveu o pulverizador eletrostático, apresentado na 12° edição da Expodireto Cotrijal, em Não-me-Toque, no RS, entre os dias 14 e 18 de março.
O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Aldemir Chaim explica que o equipamento é composto por um bico pneumático eletrostático que pode ser adaptado a uma pistola para realizar a pulverização de agriculturas de pequeno porte, como culturas de pimentão e tomate.
– Esse equipamento trabalha com uma aplicação de volume muito pequeno de calda, até porque ele carrega as gotinhas de eletricidade. Essas gotas são atraídas quase que exclusivamente para a planta, em todas as direções, principalmente na face inferior das folhas, onde ocorrem os principais problemas fitossanitários – afirma o pesquisador.
Para Aldemir, a tecnologia pode aumentar a eficiência das aplicações em até 70% a mais que uma aplicação convencional. Isso porque o equipamento é capaz de diminuir o número de aplicações.
– Como a aplicação é muito melhor, consequentemente poderia ocorrer uma diminuição da quantidade de agrotóxico aplicado. Por outro lado, provavelmente, como ele aplica um volume menor de calda por hectare, a concentração da calda teria que ser um pouco maior para que ocorra a aplicação de uma dose mais ou menos parecida como aquela que ele faria com uma pulverização tradicional – diz.
Chaim chama atenção para o fato de que os pulverizadores devem ser usados em agriculturas de pequenas áreas por serem pneumáticos e exigirem um compressor. Ele afirma ainda que o compressor pode ser acionado por eletricidade, motor a gasolina ou óleo diesel.
– Esse bico gasta em torne de 60 a 70 litros de ar por minuto. Então, para fazer um pulverizador em grande escala, seriam exigidos compressores muito grandes. O desenvolvimento de uma máquina de grande porte como essa seria inviável – conta Aldemir.
Já o custo do equipamento não seria alto. Considerando o uso exclusivo de pistola, Chaim diz que o produtor compraria um kit, constituído de um bico, mais uma fonte de 2000 w, barata para construir.
– Não é possível precisar ainda, mas acredito que uma pistola dessa não chegaria a custar mais que R$ 200 – afirma.
Para mais informações sobre os pulverizadores eletrostáticos, basta entrar em contato com a Embrapa Meio Ambiente através do número (19) 3311-2700.

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 23/003/2011
|