dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    
Sua Propriedade    
Agro e ambiente são inimigos?
Quem escolheu os inimigos errados? Com base em que tipo de informações os congressistas brasileiros votariam as alterações do código florestal?
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Bigma Consultoria
24/05/2011

Manhã do dia 10 de maio de 2011, dia em que estava prevista a votação das mudanças do código florestal, programa Bom dia Brasil, da Rede Globo. Miriam Leitão, com ar professoral, anuncia que os “produtores parecem ter escolhido o inimigo errado”, ao falar do tema do dia.

A jornalista tentava explicar que proteção ambiental não é inimiga da produção e nem do produtor. Está certa a jornalista, corretíssima a sua observação.

O que está errado é quem escolheu quem como inimigo. Não foi o produtor; muito pelo contrário, pois a produção rural vem praticando a sustentabilidade muito tempo antes de se falar no assunto como é falado hoje em dia.

Dizer que a “encrenca” parte do setor produtivo é um argumento falacioso, maldoso, deturpado, indigno.

ONGs, alguns partidos políticos, setores desinformados da sociedade e até mesmo religiosos elegeram o agro como o inimigo da proteção ambiental, um mal a ser combatido. Não dão tréguas e investem recursos enormes para ludibriar a opinião pública a acreditar numa verdade criada, fantasiosa e enganosa.

Uma navegada na internet possibilita a qualquer um, que esteja interessado, certificar-se do grau de acusações e do tanto que se tenta negativar a imagem daqueles profissionais que trabalham no campo.

A pecuária então sofre mais ainda. A ponto de um documentário, denominado “A Carne é Fraca” ter sido amplamente divulgado até pela mídia profissional.

O documentário é tão ruim, mal elaborado e tendencioso que seus produtores aumentaram em quase seis vezes o tamanho do rebanho bovino mundial. Mentira proposital ou ignorância absoluta? Sabe-se lá o que é pior.

A horda contra a pecuária é ainda engrossada por veganos ou vegetarianos que fazem de suas opções - legítimas e dignas de respeito - uma religião a ser difundida e até obrigada. Sim, alguns querem obrigar que outros adotem seus costumes, pois radicais já sugeriram a proibição do consumo de carne bovina em determinados dias da semana.

E quando suas opções posições radicais contra o consumo de carne são combatidas pelo setor, dizem-se vitimados por falta de respeito pelas suas opções. Ora, quem falta com o respeito pelas opções de quem?

Os argumentos usados para defender suas ideias são os mesmos; que a pecuária destrói o ambiente.

E não são apenas os grupos de interesses claros que defendem essa posição antagonizada entre ambiente e produção. Infelizmente grande parte da mídia, como a jornalista citada no texto, parece defender bandeiras e posições.

Interesse ou simples preguiça mental?

O fato é que nunca se pode esperar que boas soluções ou boas decisões sejam obtidas com base em informações ruins, deturpadas.

E os produtores nesse debate?

Setores envolvidos com o Agro queixam-se há anos de que a comunicação do meio rural com a sociedade é falha, insuficiente e precária. Com isso a imagem dos produtores acaba sendo aquela interpretada por grupos de interesse, preconceituosos ou preguiçosos mentais, leitores de orelhas de artigos.

Pergunta-se porque motivos o setor não se defende. E a resposta é simples. Não há defesa argumentativa pela simples razão de que os recursos todos, assim como o tempo, estão destinados ao trabalho, à execução do que a sociedade chama de sustentabilidade.

Em outras palavras, o produtor não se comunica porque está fazendo o que tantos outros apenas discursam. O Agro entendeu o que é sustentabilidade há muitos anos atrás, e vem colocando em prática, melhorando dia a dia.

Vamos relembrar alguns dados já publicados em  artigos recentes.

- A produtividade brasileira média por área cresceu 2,5 vezes nos últimos 40 anos, muito acima da média mundial. No caso do milho, especificamente, enquanto o mundo cresceu 17% em produtividade, o Brasil cresceu 73%, de acordo com o Departamento Norte-Americano de Agricultura (USDA). Fonte: <a href="http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=119"><font color="blue"><b> Em nome da produção brasileira </b></font></a>, texto de Lygia Pimentel.

- O plantio direto, em pouco menos de 35 anos, conquistou quase 32 milhões de hectares, e não para de crescer. Somando apenas os ganhos diretos, podemos concluir que o saldo do plantio direto, por hectare, é de 1.212,56kg de equivalente gás carbônico sequestrados por ano.

Extrapolando para toda a área de plantio direto, podemos estimar a economia na emissão de 37,9 milhões de toneladas de CO2. O montante é equivalente a 10,5% do total estimado de emissões de gás carbônico pelo Brasil. Fonte: <a href="http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=96"><font color="blue"><b> Plantio direto, exemplo de sustentabilidade </b></font></a>, texto de Maurício Palma Nogueira.

- O Brasil tem hoje um ativo ambiental muito grande comparado ao resto do mundo. Nossa matriz energética é 47,3% oriunda de fontes renováveis. O resto do mundo usa apenas 12,7% de energia de fontes renováveis. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=92"><font color="blue"><b> A Carne brasileira e os desafios da sustentabilidade </b></font></a>, texto de Fernando Sampaio.

- A agricultura garante 28,5% dessa energia renovável e consome apenas 4,5% na matriz. Somos os campeões mundiais da agroenergia. Existe uma injustificável vitimização do País nesse tema na mídia, aqui e no exterior, inclusive em áreas governamentais. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=68"><font color="blue"><b> Enganos e mentiras sobre as emissões de CO2 do Brasil </b></font></a>, texto de Evaristo de Miranda.

- Estudos recentes indicam que, no Brasil, onde temos pouco mais de uma cabeça por hectare, os bovinos emitem 60,5 kg de metano e 54 kg de CO2 por hectare/ano, ou 1,3 tonelada em equivalente CO2/hectare/ano. Por outro lado, há estimativas de que um hectare de pastagem sequestre 3,4 toneladas em equivalente CO2/hectare/ano. Portanto, é possível concluir que, no fim das contas, comparando as emissões de CO2 pelos bovinos e o que é retido pelas pastagens, o saldo é positivo. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=41"><font color="blue"><b> A Carne não é fraca </b></font></a>, texto de Roberto Rodrigues.

- Tanto na pecuária como na agricultura, a ocupação da terra melhorou em proporções pouco acima de 1/10 durante o período. Ou seja, para cada unidade de área ocupada, a produção ou suporte aumentou 10 unidades. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=75"><font color="blue"><b> A Sustentabilidade em pauta</b></font></a>, texto de Maurício Palma Nogueira.

- Da água usada na irrigação da pastagem, apenas próximo a 1% fica retida na estrutura da planta, enquanto os 99% restantes são transpirados e voltam para a atmosfera. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=102"><font color="blue"><b> A intensificação animal a pasto x sustentabilidade</b></font></a>, texto de Adilson Aguiar.

 - A produção rural não gasta água; apenas usa. E no processo ainda filtra a água que foi utilizada devolvendo-a mais limpa ao ambiente. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=39"><font color="blue"><b> O boi, a água e uma Oportunidade </b></font></a>, texto de Maurício Palma Nogueira.

- (com a produtividade da Índia) Assumindo o mesmo volume produzido atualmente no Brasil, as principais lavouras (grãos, frutas, vegetais, cana-de-açúcar e mandioca) ocupariam 108 milhões de hectares, em vez dos 61 milhões hoje ocupados. Na Índia, essas mesmas lavouras ocupam cerca de 120 milhões de hectares. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/noticias.asp?id=1996"><font color="blue"><b> O Agro em Brasíndia </b></font></a>, texto de André Meloni Nassar.

- O Brasil reduziu em 80% o desmatamento na Amazônia. Projetar a ideia de que a agricultura desmata o Brasil é uma falácia. O Brasil é o país com mais áreas protegidas do mundo: 2,4 milhões de quilômetros quadrados, 28% do seu território. Em segundo lugar vem a China, com 17% de seu território, e em terceiro lugar, a Rússia, com cerca de 8% do seu território. Precisamos de mais parques nacionais ou deveríamos cuidar melhor das áreas protegidas existentes? Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/noticias.asp?id=2047"><font color="blue"><b> O Código Florestal na Hora do Voto </b></font></a>, texto de Rodrigo de Lara Mesquita.

- É essencial lembrar que o Brasil possui 63% de vegetação nativa que ainda não foi devidamente valorizada. Preservar por preservar não é sustentável, pois não contempla o viés social e econômico, inerente ao conceito de sustentabilidade. Fonte: <a href=" http://www.iconebrasil.org.br/pt/?actA=7&areaID=7&secaoID=23&artigoID=2234"><font color="blue"><b> Qual código florestal o Brasil quer? </b></font></a>, texto de Rodrigo C. A. Lima.

- Técnicos analisaram não apenas as emissões oriundas da atividade, mas calcularam também a absorção de carbono que ocorre no crescimento das pastagens. O "balanço" ambiental assim calculado indica que quase metade das emissões de GEE (106, ante 221 Mt CO2 eq/ano) se compensa pelo sequestro de carbono acumulado nas gramíneas. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/noticias.asp?id=2036"><font color="blue"><b> O arroto do boi </b></font></a>, texto de Xico Graziano.

- A taxa de lotação passou de 0,97 cabeça por hectare para 1,2 cabeça por hectare, um incremento de 23,7%. Portanto, a evolução da produtividade nos permitiu aumentar o rebanho e a produção de carne, utilizando menos área. A taxa de desfrute, que mede o volume de animais abatidos em relação ao rebanho total, saiu de 18,4% em 2000 para 20,1% em 2010, uma alta de 9,2%. Esse incremento é obtido com a redução da idade do abate dos animais. Fonte: <a href=" http://www.scotconsultoria.com.br/pecuariasustentavel.asp?idN=9299"><font color="blue"><b> Caminho da Sustentabilidade </b></font></a>, texto de Alcides Torres, Gustavo Aguiar e Douglas Oliveira.

- Para cada quilo de equivalente carbono emitido na forma de óxido nitroso, serão sequestrados 6,2 kg de carbono em matéria vegetal que será convertida em húmus. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/artigos.asp?id=20"><font color="blue"><b> Mais uma na conta da Agricultura</b></font></a>, texto de Maurício Palma Nogueira.

- A economia brasileira encontra-se em processo de digestão da mudança de preços relativos havida internacionalmente e internalizada via transações comerciais e financeiras. No caso dos alimentos, desde 2000 o aumento real em dólares foi de quase 50%; no Brasil, o ajuste real foi de apenas 17% ao atacado e de 15% ao consumidor. Fonte: <a href=" http://www.bigma.com.br/noticias.asp?id=2046"><font color="blue"><b> Commodities determinam como controlar núcleo da inflação</b></font></a>, texto de Geraldo Barros.

Vale lembrar que o conceito de sustentabilidade, amplamente relacionado ao debate em torno do código florestal, envolve três pilares que são os ambientais, sociais e econômicos.

O breve levantamento realizado neste artigo, baseado apenas na memória, pode ser amplamente estendido o que permite encontrar uma infinidade de números que comprovem os ganhos sociais e ambientais com o agro brasileiro ao longo dos anos. Basta procurar, sem preconceitos.

Esse é o nível da argumentação dos profissionais do agro: embasadas cientificamente, fundamentadas em dados. Muitas vezes os artigos são carregados de emoção, o que é normal; mas sempre comprometidos com a verdade, com o fundamento técnico e científico. 
 
Do outro lado temos a comunicação falaciosa e sensacionalista como a propaganda veiculada pelo Greenpeace na página A11 do jornal o Estado de São Paulo do dia 10/05/2011.

Os dizeres do Greenpeace? “ Dilma, desliga essa motosserra – A motosserra ronca alto no Congresso. Lá está para ser votado um projeto de lei que pretende enterrar 78 anos de proteção às florestas brasileiras e vai aumentar o desmatamento. A ciência já avisou: o Brasil pode ampliar a nossa produção de alimentos sem desmatar mais nenhum hectare. Presidente Dilma, desliga a motosserra do Congresso.”

Dados mentirosos num recado visivelmente contrário à base democrática. Mesmo que seja metafórico, o Greenpeace intima, claramente, que a presidente enquadre o Congresso.

Fossemos um país sério e a propaganda desta ONG seria punida por difundir mentiras e ludibriar o consumidor. O cidadão, quando se informa, é consumidor de quem divulga as informações.

Se uma indústria não pode mentir num rótulo, uma entidade que diz defender o meio ambiente não deveria mentir em suas informações. O conceito é o mesmo; o produto é diferente.

Por fim, não dá para deixar de fazer a pergunta: Quem escolheu os inimigos errados? Com base em que tipo de informações os congressistas brasileiros votariam as alterações do código florestal?

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada