dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Sustentabilidade    
Boas práticas de manejo aumentam teor de matéria orgânica no solo
Técnicas adequadas reduzem risco de erosão e diminuem liberação de gás carbônico
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
30/01/2014

Nos últimos 30 anos, muitos produtores adotaram práticas conservacionistas, principalmente o sistema plantio direto (SPD). Esse sistema é uma das técnicas agrícolas sustentáveis do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC). A adoção de boas práticas de manejo do solo traz benefícios importantes, como o aumento da matéria orgânica, o que contribui para a menor liberação de gás carbônico para a atmosfera e o aumento da cobertura do solo, protegendo-o contra a erosão.

— Uma forma adequada de manejar o solo consiste em práticas agrícolas que visam à sua conservação, ou seja, sempre mantendo a perspectiva de produções elevadas na mesma área por muitos anos — afirma Rodrigo Garcia, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste.

Segundo ele, o sistema de plantio direto se encaixa nesse conceito, já que um dos maiores benefícios é seu caráter conservacionista, evitando as perdas de solo por erosão, menor lixiviação de nutrientes e maior capacidade de armazenamento de água.

— Um sistema de plantio direto bem manejado e consolidado é dependente de algumas práticas agrícolas, como a ausência de revolvimento do solo, a manutenção de palha na superfície ao longo do ano e a alternância de espécies vegetais na área (rotação de culturas). Somente com a adoção dessas 3 técnicas agrícolas, esse sistema conservacionista se consolidará e trará maior rentabilidade ao agricultor — explica o pesquisador.

Para Garcia, uma boa rotação de culturas se baseia na alternância de espécies que apresentam características distintas. Desse modo, seriam usufruídos os pontos positivos de cada espécie vegetal. Por isso, a rotação entre gramíneas e leguminosas é a mais recomendada.

— De forma geral, as leguminosas apresentam maior capacidade de melhorar a fertilidade do solo e a gramíneas são mais aptas no crescimento de raízes e produção de palha. No entanto, devem ser levadas em consideração as características de cada área. Em caso de presença de nematóides, por exemplo, a inclusão da leguminosa crotalária seria mais indicada. No caso de elevada infestação da doença mofo-branco, a inclusão das gramíneas braquiárias e milheto seria a melhor alternativa — orienta.

Ainda de acordo com ele, a adoção de técnicas conservacionistas tende a melhorar os atributos físicos, químicos e biológicos do solo. Além do mais, um solo bem manejado tende a ter os teores de matéria orgânica elevados, o que é de fundamental importância para obtenção de produtividades elevadas em solos tropicais e altamente intemperizados.

— Nesse sentido, um sistema de produção bem conduzido, incluindo o manejo adequado do solo, tende a ser mais estável quanto às adversidades climáticas, além de apresentar menor infestação de pragas, doenças e plantas daninhas — conclui.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Agropecuária Oeste através do número (67) 3416-9700.
 

Reportagem exclusiva originalmente publicada em 03/02/2012

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
rogerio martins da silva
05/02/2012 13:28:35
trabalhamos com rotacÒo de cultura em 100% da area e tambem com adubaþao biologica. uma plantaþao instalada volta a ser plantada somente apos dois anos e assim a produtividade deu um salto maguinifico hoje estamos superando os 4700 kg ac em media com areas chegando a 5000 kg ac

Abel Elias Briceño
10/12/2012 14:58:59
Efetivamente o plantio direto é uma prática conservacionista que minimiza processos erosivos mas não os soluciona, o que esta acontecendo, desde meu ponto de vista é um encubrimento ( com a palhada no solo)da erosão laminar; os terraços que são os que realmente corrigem os processos erosivos estão se perdendo. Nos lugares onde tinhan terraços ahora não tem mais estão cada vez mais rebaixados e a palhada por si só não controla a erosão superficial totalmente com o qual esta-se assoreando as nascentes e rios. As soluções aos problemas no campo são conjuntas, tal como comentaram no artigo em questão, além do que foi dito há que prestar atenção nos terraços, conservando-os.Assim se estará evitando assoreamento dos rios.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Manejo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada