dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura  
Eventos orientam produtor para a próxima safra
Com foco na assistência técnica e extensão rural, Fundação MT analisa e dá dicas para as culturas do milho, algodão e soja
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Da Redação
13/07/2012

Além de ser referência no campo da pesquisa agrícola, a Fundação MT desenvolveu métodos próprios de participação mais ativa no dia a dia das lavouras do Estado de Mato Grosso. Acompanha minuciosamente a rotina dos produtores com uma equipe de 22 agrônomos, que percorre as propriedades locais levantando problemas e exemplos de sucesso. Por ano, cada agrônomo desse grupo percorre cerca de 40 mil quilômetros em visitas. Esse trabalho credencia a Fundação MT à importante missão de atuar também como assistência técnica e extensão rural. Serviços fundamentais para que as tecnologias desenvolvidas em seus laboratórios ganhem os campos comerciais, mas que também sejam utilizadas da melhor maneira possível observando todas as recomendações técnicas e corrigindo eventuais problemas.

Em agosto, tem início o ciclo de eventos Fundação MT em Campo, dividido em temas como: “É Hora de Plantar”, “É Hora de Cuidar”, entre outros, cujo objetivo é fazer um balanço do que se viu na safra que passou e dar orientações importantes aos produtores. Ao todo, serão 18 eventos itinerantes em municípios matogrossenses e goianos. Leandro Zancanaro é engenheiro agrônomo, pesquisador e gestor do Programa de Monitoramento e Adubação (PMA) da Fundação MT. Nesta entrevista ao Portal Dia de Campo. Ele fala sobre esse trabalho de difusão de informação e aborda as experiências vivenciadas no estado na safra 2011/2012 e das tendências para a safra 2012/2013 nas culturas de algodão, soja e milho.

Portal Dia de Campo - O que foi obervado em termos de desempenho das lavouras esse ano?

Zancanaro - No caso da soja, a região sul do estado sofreu muito com o atraso da chuva, que dificultou o plantio. Depois disso, começou a chover bem e o plantou-se normalmente. Já no Mato Grosso, a chuva não atrapalhou e o plantio foi feito com sucesso.  No entanto, em relação à safra passada, a produtividade foi inferior. Isso porque a safra 2010/2011 atingiu a maior média histórica de produtividade, em torno de 51 sacos/ha. Se compararmos os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), podemos ver que essa safra não foi menor em relação às anteriores, com exceção do último ano. Portanto, não devemos comparar essa safra com a do melhor ano. Já no caso do algodão, é uma safra que vinha muito bem em termos de potencial produtivo. Porém, entre fevereiro e março, em algumas regiões, choveu mais tarde que o previsto. Com isso, a produtividade do algodão partiu de uma expectativa alta e caiu para média. Na cultura do milho safrinha, os resultados podem ser considerados um dos melhores há anos no estado do Mato Grosso. Esse é o ano que teve maior área (2,5 milhões de hectares no estado) e maior produtividade.

Portal Dia de Campo - A Fundação MT está promovendo uma série de eventos, que começam em agosto, falando sobre os resultados obtidos nessa safra e quais são as recomendações para a safra a seguinte. O senhor poderia falar um pouco sobre isso?

Zancanaro - Nesses eventos, vamos avaliar os resultados da safra passada e dar as últimas recomendações antes do plantio da próxima (2012/2013). Vamos abordar a questão da utilização de insumos, divulgar resultados de pesquisas e recomendar produtos para o manejo da ferrugem e de pragas. Etapas como a utilização de fertilizantes e escolha de sementes já estão definidas.

Portal Dia de Campo - Quais são os bons recados para o plantio da soja 2012/2013?

Zancanaro - Para passar essas informações, são quatro pesquisadores no total. No meu caso, em relação à adubação, o objetivo é passar ao produtor os critérios para a tomada de decisão sobre o modo de aplicação dos fertilizantes que, tradicionalmente, eram feitos no sulco de plantio, hoje, por questões de tempo e economia, os produtores passaram a fazer em superfície.

"É possível afirmar que, tanto o grande quanto o pequeno produtor, está sempre atento ao lado empresarial do seu negócio", diz Zancanaro
 

Portal Dia de Campo - Quais seriam as principais diferenciações dos dois sistemas?

Zancanaro - A questão principal gira em torno dos fertilizantes fosfatados. No caso da aplicação em solos pobres, o produtor não deve abrir mão da aplicação de fósforo na linha de plantio. É a maneira mais eficiente em curto espaço de tempo. Quando se tem áreas cultivadas há muitos anos, a tendência é que o produtor consiga ter mais independência aos fertilizantes.

Portal Dia de Campo - A aplicação em superfície representa uma economia de quanto?

Zancanaro - Em primeiro lugar, o produtor consegue plantar a soja em uma maior área em menor espaço de tempo, o que reduz o custo operacional. Como consequência, ele consegue escapar da ferrugem, colher mais cedo e plantar uma proporção maior de milho safrinha.

Portal Dia de Campo - Em quais situações não seria possível fazer a aplicação em superfície?

Zancanaro - Em área de abertura, não é possível fazer aplicações únicas de fertilizantes fosfatados em superfície. Além disso, também não é possível em áreas de uso recente, com baixo teor de fósforo ou com problemas de nematoides. No caso do plantio de materiais muito precoces, também não é recomendada essa forma de aplicação.

Portal Dia de Campo - E no caso do algodão, alguma recomendação especial para a etapa da adubação?

Zancanaro - Na cultura do algodão, a grande questão atualmente é como fazer as raízes explorarem um maior volume de solo, cujas discussões caem muito na questão do manejo do nitrogênio, do potássio e do enxofre. Com isso, seria possível melhorar o aproveitamento da água e dos nutrientes aplicados ao solo. A gessagem, a calagem e o preparo de solo profundo são três práticas discutidas com foco nesses objetivos. Essa técnica permite uma estabilidade de produção da lavoura. Em casos de déficit hídrico, é possível amenizar as perdas.

Portal Dia de Campo - Como o senhor acompanha a evolução dos produtores que participam do evento, ano a ano?

Zancanaro - A aceitação desse público é muito boa. As informações transmitidas são sempre úteis para eles. Não podemos dizer que todos eles acatam essas recomendações, mas sempre utilizam a informação seja para aplicar, ajustar ou deixar de fazer. No mínimo, o produtor rural sempre refletirá sobre o que lhe foi passado. A ideia dos eventos não é oferecer ao produtor uma “receita de bolo”. A Fundação realiza um trabalho de extensão rural com resultados de pesquisas que podem ser aplicados. A ideia é esclarecer as dúvidas dele.

Portal Dia de Campo - Qual média em área e escolaridade desses produtores?

Zancanaro - Temos produtores que trabalham com áreas de 200 ou 300ha até 200 mil ha, ou seja, o número é bem variável. Com relação à escolaridade, a segunda geração de produtores costuma ter um nível de formação bem alto (mestrado, doutorado) e especialização em gestão de negócios. É uma geração bastante empresarial. É possível afirmar que, tanto o grande quanto o pequeno produtor, está sempre atento ao lado empresarial do seu negócio.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Coturnicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada