dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     31/10/2024            
 
 
    

Um novo marketing, com ênfase num modelo criativo da natureza é desejado pelos consumidores urbanos na propaganda oriunda do Agronegócio. Dos R$ 30 bilhões investidos em mídia na propaganda brasileira, cerca de R$ 7,5 bilhões são conectados ao Agronegócio: propaganda da cerveja, do café, do iogurte, café, carnes, salame, queijos, mortadela, etanol, biscoitos, além dos tratores, adubos, sementes, camionetes etc.

Pois bem, no mês de abril a ABAG, Associação Brasileira de Agribusiness com a ESPM - Escola Superior de Propaganda & Marketing de São Paulo apresentaram os dados da 1ª pesquisa nacional sobre a percepção da população urbana brasileira a respeito do Agronegócio.

Dentre muitas informações que foram desvendadas, tivemos acesso a algumas em primeira-mão. E um desses pontos tem a ver com o que mais emociona e motiva o cidadão urbano das grandes cidades a respeito da comunicação de produtos oriundos do campo: quer dizer, natureza.

O consumidor espera o saudável, a qualidade de vida, a paz do campo e o natural. As pessoas esperam ver gente, famílias de agricultores cuidando dos alimentos e da natureza. Por isso, cenas de campo, de natureza, do puro e saudável, o revelar fontes, mostrar onde o alimento nasce, o amor à natureza, trazendo o lado romântico da pessoa do campo ao lado dos produtos nas gôndolas dos supermercados, feiras, padarias, restaurantes e food service atinge o inspiracional e o aspiracional dos desejos e sonhos dos consumidores urbanos.

Culinária e música são os dois elos mais fortes conectando cidade e campo no país. O natural, e a qualidade de vida, contam nas decisões inconscientes mentais e espirituais nos processos decisórios do consumo. Ao olharmos a propaganda conectada ao Agronegócio, no varejo, agroindústrias, serviços, nos meios de comunicação, ainda sentimos falta dessa cor, desse tom, desse paladar com base de campo, dessa coragem em revelar a poesia que esta por trás de alimentos, fibras, energia, bebidas, quer dizer, revelar a origem e o sonho embalado nesse consumo, o que permitiria realizar  a seguinte vontade: trazer o campo para a cidade sem precisar mudar a cidade para o campo – o melhor dos dois mundos.

Uma grande parte das organizações do Agronegócio ainda não entendeu o poder da Agrossociedade e dos segmentos dos agrolovers urbanos, embutidos nos seus processados e derivados, mas algumas já partem com sólidos exemplos publicitários na grande mídia de massa. Cooperativa Aurora falando das milhares de famílias que fazem com carinho seus produtos e com rastreabilidade, Friboi que assume que a carne tem marca, assumindo compromissos de origem e supermercados que destinam gôndolas especiais para dar visibilidade direta a cooperativas e nichos de produtores de especialidades direto do campo. O link direto campo-cidade é a mágica. O link direto people to people, agricultor-consumidor são os magos que interessam cada vez mais: bota mais campo e muito menos indústria na propaganda da agrossociedade.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Agronegócio
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada