dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/04/2024            
 
 
    
Sanidade Vegetal        
Roraima se mobiliza contra estragos da Helicoverpa armigera
Detectada em julho nos municípios de Boa Vista e Bonfim, a lagarta já é encontrada em plantações de soja, milho e feijão-caupi
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Clarice Rocha, Embrapa Roraima
30/08/2013

A Helicoverpa armigera, praga exótica que está provocando grandes estragos às lavouras de grãos, hortaliças e citros em diferentes regiões do País, também já é uma realidade para os produtores de Roraima. A lagarta foi detectada em julho nos municípios de Boa Vista e Bonfim, sendo encontrada em plantações de soja, milho e feijão-caupi. Com o objetivo de unir esforços para combater a praga e evitar que ela se dissemine ainda mais, a Embrapa e representantes de instituições ligadas à agricultura no estado se reuniram para discutir medidas de combate à lagarta.

Em Roraima, os danos sociais aos pequenos agricultores e às comunidades indígenas são as maiores preocupações. De acordo com o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag/RR), Luiz Carlos Gomes de Lima, existem 40 mil famílias na agricultura familiar que devem ser assistidas por não terem condições de tratarem da praga sozinhas.

As reuniões, realizadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), debateram os meios de identificação da lagarta e os métodos que serão utilizados para combatê-la. Dentre eles, o manejo integrado de pragas, que é o uso conjunto de métodos de controle, com inseticidas que foram liberados em caráter emergencial pelo Ministério, e o uso do controle biológico, com a utilização de fungos, bactérias e parasitoides, além do manejo da cultura para reduzir a população da lagarta.

Está a cargo da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) o levantamento em todo o estado para identificar a incidência da Helicoverpa armigera. A Embrapa dará apoio à Agência com capacitações e treinamentos dos técnicos que irão atuar no monitoramento e combate. A partir da identificação das características da lagarta e a localização exata de sua incidência será possível estabelecer as melhores estratégias de manejo.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Roraima, Elisângela Fidelis, a detecção da lagarta nas lavouras deve ser feita por meio de monitoramento frequente e uma vez detectada os produtores devem adotar o manejo integrado com uso conjunto de técnicas, como controle químico, com rotação de produtos, controle biológico com uso de baculovírus, Bacillus thuringiensis e o parasitoide de ovos Trichogramma.

A primeira suspeita do foco da praga no estado ocorreu no início do ano em uma plantação de feijão-caupi. Pesquisadores e analistas da Embrapa, a pedido dos agricultores, visitaram as propriedades afetadas. As lagartas coletadas foram enviadas para Unicamp para identificação via DNA. Então foi confirmado que se tratava da Helicoverpa armigena. A identificação desta lagarta em campo é difícil, pois ela se assemelha muito com outras espécies como Helicovepa zea e Heliothis virescens.

“Essa lagarta é muito generalista. Ela ataca várias espécies de interesse econômico, como soja, algodão, feijão, milho e tomate. Além disso, tem elevada capacidade de reprodução e sobrevivência; potencial de desenvolvimento de resistência a inseticidas; alta capacidade de dispersão dos indivíduos voadores (mariposas) e de adaptação a diferentes ambientes, climas e sistemas de cultivo, por isso é tão perigosa”, diz, Elisângela.

A pesquisadora recomenda ainda que os agricultores que ainda não tiveram as lavouras atacadas que façam o acompanhamento e o monitoramento das plantações, buscando informações e mantendo contato com a Embrapa.
 
Helicoverpa armigera
A Helicoverpa armigera é uma lagarta com alto poder de destruição e de dispersão, atacando mais de uma centena de diferentes espécies de plantas, incluindo culturas agrícolas de interesse comercial como soja, milho, algodão, feijão e tomate.

É considerada uma praga exótica regulamentada como quarentenária ausente. Pragas deste tipo, além de não presentes no país, são consideradas de alto risco como potenciais causadoras de danos econômicos. Ainda não se sabe como a H. armigera chegou ao Brasil. O foco das pesquisas da Embrapa tem sido na identificação da praga a partir de análises morfológicas e de DNA (já realizada) e na proposição de medidas de controle e práticas de manejo eficientes. Um grupo de pesquisadores da empresa já está elaborando um arranjo para realização de pesquisas com esta praga.

Em abril deste ano, uma equipe de 30 entomologistas da Embrapa reuniu-se com representantes de produtores e instituições ligadas ao setor produtivo. Foi quando elaboraram o documento “Ações Emergenciais propostas pela Embrapa para o manejo integrado de Helicoverpa spp”. entregue ao Mapa. Esse documento sugeria a formação do GT, hoje instituído e incumbido de elaborar o programa nacional de controle de lagartas e de mosca-branca. O documento pode ser acessado por meio do endereço eletrônico: www.embrapa.br/alerta-helicoverpa/.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Celso Fehr
01/09/2013 16:33:24
Senhores, realmente é uma praga destruidora, como o maior problema que tenho visto é a aplicação de produtos em fases diferentes nos diversos cultivos, pois a helicoverpa se instala nas folhas,bulbos, frutos, etc. onde os inseticidas em algumas vezes não conseguem atingir, quem sabe uma sinergia entre estes inseticidas e o Silicio resolva este entrave, pois este elemento se instala na aprte aérea das plantas, caule, folhas e se polimiriza e ao tentar se alimentar as lagartas tem suas mandíbulas desgastadas, causando sua morte por stresse alimentar ou canibalismo. boa sorte a todos.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Helicoverpa
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada