dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
Manejo da Lavoura        
Adubos verdes substituem insumos nas lavouras agrícolas
Durante o período de entressafra, os adubos verdes promovem melhorias em atributos físicos, químicos e biológicos do solo, auxiliam no controle de plantas invasoras e reduzem fontes de inóculo de pragas e de doenças
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Cristiane Betemps, Embrapa Clima Temperado
24/02/2014

Nas últimas décadas, grande parte do nitrogênio (N) exigido pelas culturas tem sido suprida por fontes minerais. No entanto, o aumento no custo desses insumos, aliado à crescente preocupação com a poluição das águas e da atmosfera pelo uso indiscriminado de fertilizantes nitrogenados, tem estimulado a busca de fontes alternativas de nitrogênio, que possibilitem a substituição integral ou parcial dos fertilizantes minerais.

Na produção de cereais de verão o cultivo de leguminosas de inverno como adubos verdes tem sido considerado como uma alternativa promissora para atender à demanda de nitrogênio das culturas, devido ao seu potencial de fixação biológica de N.

O uso de adubos verdes como fonte de nitrogênio para a cultura do arroz irrigado é ainda incipiente no Sul do Brasil; porém, sua adoção em outros países com tradição na produção de arroz, como os da Ásia, é uma realidade.

Segundo a pesquisadora Walkyria Bueno Scivittaro, resultados de pesquisa indicam que a contribuição em nitrogênio de adubos verdes para a cultura do arroz irrigado tem sido comparável à de fertilizantes minerais. Além disso, por atuarem como uma rotação de culturas e por cobrirem o solo durante o período de entressafra, os adubos verdes promovem melhorias em atributos físicos, químicos e biológicos do solo, auxiliam no controle de plantas invasoras e reduzem fontes de inóculo de pragas e de doenças.

Estudos recentes têm indicado espécies de leguminosas com elevada capacidade de fixação de nitrogênio e adequadas ao cultivo nas áreas de terras baixas do Sul do País, sendo uma fonte promissora de N para o arroz irrigado. O emprego desses adubos verdes atende às necessidades do sistema produtivo de arroz irrigado da região, representando uma possibilidade de elevação dos patamares de produtividade da cultura, sem onerar os custos de produção. Além disso, é uma medida de caráter conservacionista, que reduz os riscos de poluição ambiental.

"Os resultados obtidos mostram que leguminosas de inverno como o trevo-persa, trevo-branco e cornichão apresentam boa capacidade de crescimento e adaptação ao cultivo, durante o inverno, nas terras baixas do Rio Grande do Sul, produzindo, desde o primeiro ano de cultivo, quantidades elevadas de matéria fresca e seca”, destacou Walkyria.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), há alguns anos, vem realizando estudos para avaliar o potencial de fornecimento de nitrogênio de adubos verdes para a cultura do arroz irrigado e a viabilidade de seu uso na substituição ou suplementação das fontes minerais do nutriente.

Uma estação programada no dia de campo Sistema de Produção em Terras Baixas Alternativas para a Sustentabilidade, vai apresentar os resultados de pesquisa referentes a esse trabalho, como indicação de fontes alternativas de nitrogênio para o arroz irrigado no Rio Grande do Sul.

A unidade de pesquisas programa o dia de campo para o próximo dia 28/02, com mais três estações que incentivam práticas agrícolas que respeitam princípios de sustentabilidade ao ambiente, a saúde do agricultor e especialmente ao consumidor, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB). Os interessados podem se inscrever no local. A atividade começa às 8h30 e se estende até as 13h30.

Acompanhe a programação
Estação 1
: Sistemas Integrados de Produção: com enfoque na Integração Lavoura Pecuária e Diversificação de Culturas, com a demonstração da Integração Lavoura Pecuária na sucessão de culturas e também na Diversificação da produção de grãos em Terras Baixas.

Estação 2: Manejo Alternativo de Água e Solo: com destaque para os Sistemas de Irrigação e Manejo de Solo Pós-colheita, com a apresentação de alternativas no Manejo da irrigação para racionalização do uso da água e no Manejo do solo Pós-colheita.

Estação 3: Cultivares de Arroz: onde serão apresentadas tipos especiais e novas cultivares, obtidas através do programa de Melhoramento genético de arroz irrigado da Embrapa, incluindo também, a apresentação de novas linhagens para lançamento. Nesta estação, haverá um importante espaço para orientação à Produção de Sementes.

Estação 4: Racionalização no Uso de Insumos: com destaque a práticas que substituam Fertilizantes, Agrotóxicos e Sementes. Serão mostradas Fontes Alternativas de Nitrogênio em Arroz Irrigado, as possibilidades de Manejo de inseticidas no tratamento de sementes de arroz e como as experiências na pesquisa alcançaram a Fixação Biológica de Nitrogênio - FBN.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
FERNANDO CARDOSO-USP-ESALQ,1936
24/02/2014 22:21:12
Esse assunto da adubação verde é muito, muito antigo. Vejam esta citação:
"Desse modo, costuma-se incorporar por aração o lupino, quando começa a ter vagens, em substituição ao esterco, quando o solo estiver exaurido".
(RERUM RUSTICARUM-Marcus Terentius Varro-Roma,ano 36-27 A.C.)
A grande pergunta é: porque não "pegou" até hoje?

Para comentar
esta matéria
clique aqui
1 comentário
Integração reduz impactos ambientais
Além de emitir menos gás carbônico, lavouras, pastos e florestas integrados minimizam problemas com erosão e degradação do solo
Inseticida combate broca-da-erva-mate sem agredir ambiente
Bovemax, que deve chegar ao mercado este ano, utiliza apenas um óleo vegetal e um fungo que causa doença ao inseto da cultura
Pimenta bode: cheiro forte, frutos uniformes e ideal para conserva
Embrapa Hortaliças vai lançar pimenta em junho, mas sementes só chegam ao mercado para os produtores no ano que vem
Ração de galinhas poedeiras proporciona maior lucratividade na venda de ovos
Diminuição do nível de fósforo reduz custos da mistura
Dica: bê-a-bá da balança rodoviária
O emprego destes equipamentos reduz os custos operacionais e proporcionam agilidade. Para garantir pesagens seguras, no entanto, é importante estar munido de algumas informações.
O uso de maturadores na cultura do café
Alternativa de produto tem o objetivo de, com sua aplicação foliar, promover maior uniformidade da maturação e também a antecipação da colheita de 15 a 20 dias.
Produção de Híbridos na Piscicultura
Tecnologias como a indução hormonal e reprodução artificial, tornam a produção de peixes híbridos uma prática relativamente simples
A pecuária e os gases de efeito estufa
A qualidade da dieta do animal tem forte influência sobre a emissão de metano e é essa uma das principais linhas de pesquisa visando mitigar a emissão de GEE
A maior oferta de carne bovina no mundo depende de nós
Os números recentes da pecuária comprovam que a atividade responde rapidamente aos investimentos
O descaso das autoridades ocasionou prejuízos aos produtores de feijão
O que os produtores desejam são regras claras. Se não há recursos para cumprir as promessas, não as façam. Não induzam a pesados prejuízos os sofridos produtores brasileiros
Nova cultivar de feijão rende de quatro a cinco mil quilos por hectare
Indicada para produtores de PR e SP, a IPR Tuiuiú deve chegar ao mercado em 2011
Embrapa investe em tecnologias sustentáveis para combater doenças na lavoura
A expectativa é que dentro de dois anos novos produtos não tóxicos estejam disponíveis
Fitorreguladores equilibram desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta
Substância reguladora impede que algodoeiro cresça demais, reduzindo os custos de produção em 4%
Inseticidas usam bactérias para combater insetos nas plantações
Produto não agride o meio ambiente, é 100% eficaz e pode ser usado em diversos tipos de cultura

Conteúdos Relacionados à: Adubação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada