dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     27/02/2017            
 
 
    

No Brasil de hoje, onde a produção anual de grãos gira em torno de 140 milhões de toneladas, cada centavo economizado pode ser a diferença entre o lucro e o prejuízo. Desde as etapas iniciais no campo até a efetiva comercialização dos grãos há um pensamento em se produzir o máximo com o mínimo de despesas. E isso não é diferente no que concerne a classificação dos produtos. Neste aspecto é extremamente importante ressaltar dois pontos cruciais para o resultado de todo o planejamento de produção: as leituras de umidade e das impurezas desses grãos.

Nesse caso, são utilizados dois equipamentos, o medidor de umidade e a balança eletrônica, para os quais se recomenda critérios rigorosos que vão desde a escolha das marcas e modelos até os cuidados com a manutenção preventiva e periódica. A acirrada concorrência na comercialização não vai perdoar quem errou nesta etapa.

G650

Medidor de umidade e analisador de impurezas

Com a finalidade de se garantir o mínimo erro nessas etapas, algumas empresas, como a Gehaka passaram a “Certificar” os instrumentos. A balança eletrônica deve, primeiramente, ter aprovação de modelo pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), ser revisada periodicamente e ainda, para garantia final, receber um certificado RBC (Rede Brasileira de Calibração), que é realizado no local de uso do instrumento para garantir total credibilidade nas operações.

Quanto ao medidor de umidade, recomendamos que os usuários também solicitem o Certificado que é elaborado através da utilização de um equipamento de referência previamente rastreado ao método de determinação de umidade em estufa. A Gehaka e seus distribuidores autorizados estão aptos a realizar essas certificações em seus medidores e balanças, inclusive no modelo G-650 que é um instrumento que reúne o medidor de umidade e o analisador de impurezas em um só.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Armazenagem - Artigos já Publicados

Cycloar
Mais qualidade na armazenagem de grãos
20/09/2010

Gehaka
Cuidados na classificação de grãos
23/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Grãos
Palavras-chave

 
06/03/2017
Expodireto Cotrijal 2017
Não-me-Toque - RS
06/04/2017
IV Encontro Nacional da Soja
Londrina - PR
18/04/2017
IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal
Porto Alegre - RS
01/05/2017
Agrishow 2017
Ribeirão Preto - SP
29/08/2017
11º Congresso Brasileiro do Algodão
Maceió - AL


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada