dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Soja  
Micronutrientes podem aumentar produção em 40%
Dar atenção necessária aos micronutrientes que o solo demanda e fazer a nutrição correta para a cultura são fatores que aumentam a rentabilidade do produtor
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Juliana Royo e Kamila Pitombeira
24/03/2011

Os produtores sabem que a adubação correta do solo é fundamental para garantir bons resultados na lavoura e que uma nutrição equilibrada representa alta produtividade. No entanto, alguns produtores só dão importância aos macronutrientes, ou seja, os elementos mais exigentes de cada cultura. Porém, os micronutrientes, que exigem quantidades menores de adubação, também fazem muita diferença no desenvolvimento da planta e podem surpreender com bons resultados. No caso de solos pobres, a aplicação correta dos micronutrientes pode aumentar a produtividade da soja em 40%.

— A resposta das culturas, quando se encontra um solo que apresenta deficiência, é bastante acelerada, chegando muitas vezes a um aumento de até 40%. Então acaba proporcionando um fator econômico muito grande porque as dosagens são bastante baixas e representam um valor muito pequeno para proporcionar um grande aumento de produção — destaca o especialista em eoprocessamento e diretor da Tecfértil José Francisco da Cunha.

Cunha foi um dos palestrantes da 13ª Passarela da Soja, que aconteceu em Roda Velha (BA) no dia 12 de março. Em sua palestra durante o evento ele explicou que os principais micronutrientes na cultura da soja, principalmente nos solos do Cerrado que são pobres nestes elementos, são o boro,  zinco, cobre, manganês e molibdênio.

— Com as técnicas desenvolvidas, os solos da região que são muito pobres tornam-se viáveis e altamente produtivos. A maior dificuldade que a gente tem é com a aplicação de boro. Ele não fica disponível nos solos porque está sujeito a perdas e não conseguimos utilizar dosagens muito altas em sistemas de adubação na linha porque ele pode ser tóxico em dosagens maiores. Temos que ainda desenvolver técnicas melhores para a sua aplicação — explica o especalista.

Outro nutriente complicado de lidar é o manganês porque Cunha explica que ele é um elemento sujeito a alterações de disponibilidade em função das alterações de condições climáticas e de umidade do solo. Mesmo assim, mas está ganhando uma grande utilização via foliar de uma forma eficiente, segundo o especialista, mas deve ser usado logo na fase inicial da cultura.

No caso do molibdênio, a aplicação pode ser feita tanto via foliar quanto na mistura com a semente. Com relação ao cobre e ao zinco, Cunha diz que as aplicações corrigidas ou em doses parciais dessa correção anualmente fazem com que os níveis do solo demorem de quatro a seis anos para atinjir os padrões adequados. Após este período é necessário apenas fazer uma aplicação anual apenas como dosagem de manutenção.

— Os principais cuidados que os produtores devem ter são: colocar a dosagem certa, a localização correta e os micronutrientes necessários que ele identificou, seja por análise de solo ou por análise de folhas nas culturas plantadas anteriormente — ressalta.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
cleyton spies vidal
24/03/2011 - 10:11
Olß sou TÚcnico AgrÝcola e graduante em CiÛncias Biol¾gicas, atualmente trabalho em uma emissora de rßdio montando trabalhos artigos cientificos de agricultura.
Gostaria de ver se hß a possibilidade de me repassarem os audios das entrevistas que ficaram muito bons , para podermos divulgar em nosso municÝpio.
desde jß agradeþo

Portal Dia de Campo
24/03/2011 - 12:48
Olß, Cleyton
Por favor, passe seus contatos na rßdio para o email diadecampo@diadecampo.com.br a fim de que possamos entrar em contato e disponibilizar os ßudios.
Atenciosamente,
Equipe Portal Dia de Campo

Alexandre Bernardes da Cunha
28/03/2011 - 14:04
Boa tarde!
sou engenheiro agronomo e trabalho focado em complementaþÒo nutricional. (soja, feijÒo, milho, batata, tomate, alho e cebola) sou da regiÒo de Cristalina-go polo agricola do estado de Goias. Gostaria de ter contado dos tÚcnicos que desenvolveram e acompanharam o experimento.
Juliana Royo
Kamila Pitombeira

desde jß agradeþo.
Att.
Alexandre.

Juliana Royo
28/03/2011 - 14:47
Boa tarde Alexandre,

Serß um prazer poder ajudar o senhor. Passe os seus contatos para o email redacao@diadecampo.com.br

Atenciosamente,
Juliana Royo
Portal Dia de Campo

Para comentar
esta matéria
clique aqui
4 comentários

Conteúdos Relacionados à: Correção de solo
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada