dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     26/04/2024            
 
 
    
Nutrição Animal    
Ração à base de mandioca reduz custos de produção na avicultura
Produtor consegue reduzir em até 40% os custos de produção ao utilizar a mandioca na alimentação das aves
Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Júlio Fiori, Emater/RS-Ascar
27/03/2015

Uma das 11 parcelas temáticas apresentadas pela Emater/RS-Ascar, durante a Expoagro Afubra 2015, em Rio Pardo, RS, trata da avicultura colonial como alternativa de diversificação produtiva na agricultura familiar, enfocando principalmente questões referentes à alimentação das aves, responsável por até 70% dos custos de produção. No local, os técnicos da Emater/RS-Ascar ensinam os produtores a prepararem uma ração aproveitando a parte aérea e as raízes da mandioca.

Conforme Luiz Fernando Gerhard, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Vera Cruz, o produtor consegue reduzir em até 40% os custos de produção ao utilizar a mandioca na alimentação das aves. “Diminui-se o uso de farelo de milho e de soja, obtendo-se uma ração mais barata. Com isso, o produtor fica menos dependente de insumos externos, pois a mandioca é facilmente encontrada nas pequenas propriedades”, afirma.

Da parte aérea da mandioca, o produtor obtém uma ração mais indicada às aves de corte, devido ao alto teor proteico. “As folhas possuem o dobro de vitamina A da alfafa, responsável pela coloração das aves e dos ovos”, acrescenta Gerhard. Já o farelo feito à base das raízes, devido ao grande valor energético, deve ser ministrado às galinhas poedeiras. “A raiz tem mais cálcio, resultando num ovo de melhor qualidade”, explica o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar.

Para obter o farelo das ramas, o produtor deve picar as folhas e hastes, desidrata-las e moer o feno resultante deste processo, produzindo então o farelo. As etapas são as mesmas para fazer a ração a partir da raiz da mandioca. O ácido cianídrico presente na mandioca, tóxico para os animais, é todo eliminado durante o preparo da ração.

A agricultora Luciana Tavares, de Rio Pardo, que há cinco anos decidiu introduzir um aviário em sua propriedade como alternativa à produção de fumo, ficou interessada nas informações repassadas na parcela da Avicultura Colonial, pois as suas galinhas não estão ganhando peso. “Viemos à feira em busca de outras atividades para diversificar a nossa produção, que tem como base o fumo e a soja. Não posso colocar as minhas filhas para trabalhar com o tabaco, e a avicultura é uma boa alternativa para elas continuarem na propriedade. Temos como viver de outra maneira”, afirmou Luciana, que estava acompanhada das filhas Lidiane, de 10 anos, e Cassiane, de 13 anos.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
EVERSON RIOS
27/10/2015 - 14:44
O sr. poderia me informar em gramas ou quilos a quantidade de MANDIOCA, soja , sal e minerais para o preparo de 100KG de ração? Meu e-mail é eversonr@correios.com.br ou pode ser enf.roziane1@outlook.com

Valdemiro Filho
27/02/2017 - 22:39
Quantidade para preparar 100 kg de ração para galinhas poeideiras caipiras com os produtos mandioca, farelo de milho, farelo de trigo, soja, sal, minerais e óleo vegetal

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Avicultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada