|
|
Kamila Pitombeira
22/03/2011
|
Carregando...
Detectada há aproximadamente um ano, uma nova anomalia da soja vem preocupando os produtores da região dos Chapadões, em Mato Grosso e Goiás. De acordo com Jefferson Luís Anselmo, pesquisador da área de fitotecnia da Fundação Chapadão, apesar da causa do problema ainda não ser conhecida, os sintomas costumam ser os mesmos e aparecem a partir do florescimento e enchimento dos grãos.
– O sintoma começa de cima para baixo, diferente das doenças convencionais que são de baixo para cima. Começa com uma seca no ponteiro e uma má formação de vagens, também do ponteiro. Isso vem decrescendo a produtividade da cultura, mas não sabemos ainda em que ordem – explica o pesquisador.
Jefferson diz ainda que não existe nenhum tipo de prevenção ou tratamento contra a anomalia. Ele conta que produtos utilizados contra ferrugem foram utilizados nas plantações afetadas pelo problema, mas não conseguiram obter qualquer tipo de resultado. As causas também são desconhecidas.
– Estamos estudando a causa para verificar se é fungo, bactéria, vírus ou algum problema nutricional. Ainda estamos pesquisando e enviando materiais para outras universidades, outros centros de pesquisa e tentando fazer um estudo mais aprofundado sobre essa anomalia – afirma Jefferson.
O pesquisador diz que, quanto mais pessoas estiverem envolvidas em todo o projeto de pesquisa, mais cedo as questões como causa e tratamento da anomalia poderão ser respondidas. Por isso, Anselmo pede que todos os produtores estejam atentos aos sintomas parecidos nas lavouras.
– Se produtores, não só dos Chapadões, mas de outras regiões, detectarem um sintoma parecido, como seca dos ponteiros das folhas mais novas e má formação das vagens formadas no ápice da planta, devem entrar em contato conosco – pede.
Para mais informações sobre a nova anomalia da soja, basta entrar em contato com a Fundação Chapadão através do número (67) 3562-2032.

|